2ª Edição - Aveiro Criatech Artistic Residences

O programa de Aveiro Criatech Residences tem por objetivo a promoção e desenvolvimento das competências STEAM num contexto de idealização colaborativa, com a participação de profissionais e estudantes de várias áreas criativas. Através da partilha de experiências, conhecimento e da realização de atividades interdisciplinares pretende-se promover uma cultura de aprendizagem, pensamento, experimentação, exploração e produção de inovação.

Durante as residências, os participantes na residência terão mentoria artística de dois artistas de referência internacional e tutoria de profissionais e académicos de diferentes áreas criativas. As obras desenvolvidas durante o programa poderão ainda candidatar-se a um prémio de 1400€ e a serem exibidas durante festival Criatech 2021.

 

Objetivos

O Aveiro Criatech Artistic Residences tem como objetivo selecionar até 20 participantes ligados às indústrias criativas, científicas ou tecnológicas. Durante o programa, os participantes poderão:

  • Desenvolver projetos criativos de base tecnológica, com profissionais de referência nacional e internacional.
  • Apoiar e desenvolver aptidões mistas que unam as áreas STEAM e competências digitais, promovendo a literacia digital e apoiando empregos melhor remunerados nesta área.
  • Potenciar o ecossistema criativo (arts & design) em harmonia com o ecossistema das indústrias tecnológicas (ICT).
  • Desenvolver e reorientar práticas criativas ou artísticas.
  • Participar numa plataforma de aprendizagem, experimentação, discussão, apresentação de trabalhos, investigação, pesquisa na área da criatividade tecnológica.
 
Público-alvo

As Aveiro Criatech Artistic Residences são um programa de residências artísticas e tutoria, dirigido a estudantes, docentes, investigadores ou pessoas com formação nas seguintes áreas:
a)    Programação informática;
b)    Eletrónica e robótica;
c)    Design;
d)    Artes plásticas;
e)    Artes performativas;
f)    Música (no geral, ou música eletrónica/eletroacústica, etc.);
g)    Arquitetura;
h)    Outros que encontrem motivação para participação na residência.

Os candidatos a concurso devem ter mais de 18 anos e compreender a língua portuguesa e a língua inglesa.
 

Cronograma

O calendário do Aveiro Criatech Artistic Residences seguirá o seguinte programa de atividades:

a)    03 de maio a 13 de junho de 2021 – Período de Candidaturas.
b)    14 de junho a 19 de junho 2021 – Análise de Candidaturas.
c)    20 de junho 2021 – Anúncio das candidaturas selecionadas.
d)    23 de junho a 3 julho de 2021 – Residência Artística, conforme calendário abaixo:
e)    3 de julho a 5 de julho de 2021 (com possibilidade de extensão) – Exposição permanente dos projetos desenvolvidos nas residências artísticas.
f)    Outubro de 2021 (em data a confirmar) - Apresentação dos 2 projetos selecionados para o Criatech 2021.

 

Apresentação de candidaturas 
As candidaturas devem ser apresentadas, até às 23h59, do dia 13 de junho de 2021, com a entrega do Dossier de Candidatura, em formato digital, para o email aveirotechcity@cm-aveiro.pt.
Para mais informações sobre o Dossier de Candidatura aconselhamos a leitura do documento Normas de Participação da 2ª Edição.

 

 


 

Notícias

criatech.png

Novo Calendário Aveiro Criatech Artistic Residences

Depois da última comunicação sobre a suspensão das atividades desta iniciativa do Aveiro Tech City, devido ao surto pandémico do Covid-19, são retomadas as atividades da primeira edição das (…)

LER

news_criatech_thumbnail.png

Candidaturas abertas

Candidaturas abertas à participação nas Aveiro Criatech Artistic Residences. Período de candidaturas de 6 dezembro’19 a 24 de janeiro’20.   A Câmara de Aveiro, no âmbito do programa Aveiro (…)

LER

news_criatech_thumbnail.png

Período de candidaturas alargado até 7 de fevereiro

Criadores, artistas, estudantes, ou qualquer outra pessoa ligada às indústrias criativa ou tecnológica, têm agora até ao dia 7 de fevereiro para apresentarem as suas candidaturas ao Programa de Residências (…)

LER