2ª Edição - Aveiro Criatech Artistic Residences

O programa de Aveiro Criatech Residences tem por objetivo a promoção e desenvolvimento das competências STEAM num contexto de idealização colaborativa, com a participação de profissionais e estudantes de várias áreas criativas. Através da partilha de experiências, conhecimento e da realização de atividades interdisciplinares pretende-se promover uma cultura de aprendizagem, pensamento, experimentação, exploração e produção de inovação.

Durante as residências, os participantes na residência terão mentoria artística de dois artistas de referência internacional e tutoria de profissionais e académicos de diferentes áreas criativas. As obras desenvolvidas durante o programa poderão ainda candidatar-se a um prémio de 1400€ e a serem exibidas durante festival Criatech 2021.

 

Objetivos

O Aveiro Criatech Artistic Residences tem como objetivo selecionar até 20 participantes ligados às indústrias criativas, científicas ou tecnológicas. Durante o programa, os participantes poderão:

  • Desenvolver projetos criativos de base tecnológica, com profissionais de referência nacional e internacional.
  • Apoiar e desenvolver aptidões mistas que unam as áreas STEAM e competências digitais, promovendo a literacia digital e apoiando empregos melhor remunerados nesta área.
  • Potenciar o ecossistema criativo (arts & design) em harmonia com o ecossistema das indústrias tecnológicas (ICT).
  • Desenvolver e reorientar práticas criativas ou artísticas.
  • Participar numa plataforma de aprendizagem, experimentação, discussão, apresentação de trabalhos, investigação, pesquisa na área da criatividade tecnológica.
 
Público-alvo

As Aveiro Criatech Artistic Residences são um programa de residências artísticas e tutoria, dirigido a estudantes, docentes, investigadores ou pessoas com formação nas seguintes áreas:
a)    Programação informática;
b)    Eletrónica e robótica;
c)    Design;
d)    Artes plásticas;
e)    Artes performativas;
f)    Música (no geral, ou música eletrónica/eletroacústica, etc.);
g)    Arquitetura;
h)    Outros que encontrem motivação para participação na residência.

Os candidatos a concurso devem ter mais de 18 anos e compreender a língua portuguesa e a língua inglesa.
 

Cronograma

O calendário do Aveiro Criatech Artistic Residences seguirá o seguinte programa de atividades:

a)    03 de maio a 12 de setembro de 2021 – Período de Candidaturas.
b)    13 de setembro a 19 de setembro 2021 – Análise de Candidaturas.
c)    20 de setembro 2021 – Anúncio das candidaturas selecionadas.
d)    27 de setembro a 2 outubro de 2021 – Residência Artística
e)    11 Outubro 2021 a 16 Outubro de 2021 – Exposição permanente dos projetos desenvolvidos nas residências artísticas.

 

Apresentação de candidaturas 
As candidaturas devem ser apresentadas, até às 23h59, do dia 12 de setembro de 2021, com a entrega do Dossier de Candidatura, em formato digital, para o email aveirotechcity@cm-aveiro.pt.
Para mais informações sobre o Dossier de Candidatura aconselhamos a leitura do documento Normas de Participação da 2ª Edição.

 

DOSSIER DE CANDIDATURA

O Dossier de Candidatura a entregar, em formato digital, não deve ultrapassar as 10 páginas e deve conter os seguintes itens:

  1. Bio ou CV, com nome, telefone de contacto e email.
  2. Cartão de Identificação ou passaporte que comprove a idade do candidato.
  3. Carta de motivação (500 palavras), que pode incluir:
    (i) a apresentação o projeto ou projetos que pretende desenvolver (não obrigatório, nem é condição de participação ter um projeto na fase de candidatura: o(s) projeto(s) podem ser desenvolvidos durante a fase inicial da residência. Caso apresente o(s) projeto(s) poderá acrescentar +500 palavras);
    (ii) imagens ou renders/visualizações de outros projetos em esboço ou sinopses;
    (iii) links para plataformas de visualização do website do candidato ou vídeos/imagens em plataformas ou redes web.
  4. Portfólio de projetos.
  5. Referências (contacto de 2 pessoas para referência) - não obrigatório.
  6. Declaração em como autorizam a utilização e divulgação de imagens e de informação relativa aos projetos apresentados, do processo de trabalho e projetos que decorram da residência, para utilização em suportes de comunicação das Aveiro Criatech Artístic Residences, da Câmara Municipal de Aveiro e dos seus parceiros, sem prejuízo dos direitos de autor e das titularidades dos mesmos. 

 


 

Notícias

news_criatech_thumbnail.png

Período de candidaturas alargado até 7 de fevereiro

Criadores, artistas, estudantes, ou qualquer outra pessoa ligada às indústrias criativa ou tecnológica, têm agora até ao dia 7 de fevereiro para apresentarem as suas candidaturas ao Programa de Residências (…)

LER

  • 1
  • 2 (current)