Vem Aprender a Programar

O projeto “UBBU - Literacia em Código”, inserido no programa de Educação STEAM da iniciativa Aveiro Tech City e implementado nos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Município de Aveiro, consiste numa plataforma que disponibiliza um currículo para cada ano de escolaridade com aproximadamente 100 blocos de conteúdos distintos, desenvolvidos consoante as metas curriculares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A “UBBU - Literacia em Código” prepara crianças e jovens para as competências do futuro, desenvolvendo as faculdades e os conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho nas diversas áreas da educação STEAM.
Neste contexto, à semlhança do ano letivo transato, pretendemos realizar a Atividade de Ocupação de Tempos Livres “Vem Aprender a Programar”, inteiramente dedicada à plataforma UBBU, a decorrer durante todo o ano letivo, na Casa Municipal da Cidadania. Nesta edição contaremos com duas turmas distintas, uma dedicada a alunos do 1.º Ciclo e outra dedicada a alunos do 2.º Ciclo.

 

Destinatários:

  • Alunos do 2.º e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede escolar do Município de Aveiro.
  • Alunos do 5.º e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede escolar do Município de Aveiro.

Poderão integrar o projeto 12 alunos por turma.

 

Inscrições

Inscrições através do formulário aqui.

Limitadas a 12 vagas, mediante o preenchimento do formulário de Inscrição e o pagamento do valor de Inscrição de acordo com os seguintes escalões: 

  • Escalão A |20,00€
  • Escalão B |30,00€
  • Seguintes |40,00€ 

(O pagamento do valor de inscrição deverá ser efetuado por transferência bancária, após o preenchimento do Formulário de Inscrição e mediante indicação dos Serviços da Casa municipal da Cidadania)

Consulte as Normas de Participação, nesta página em "Recursos" para informações detalhadas sobre o projeto.

O projeto “Vem Aprender a Programar” tem como objetivos:

  • Sensibilizar a comunidade educativa para a importância das competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática);
  • Promover o desenvolvimento de competências através da resolução de problemas e desafios;
  • Desenvolver o pensamento computacional e o raciocínio lógico e matemático;
  • Preparar os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para a nova era digital.
Calendário

1.º CEB | Início no dia 19 de outubro. A decorrer à quinta-feira, das 16h30 às 18h30, durante todo o ano letivo.

2.º CEB | Início no dia 18 de outubro. A decorrer à quarta-feira, das 14h30 às 16h30, durante todo o ano letivo.