OPAD (Orçamento Participativo com Ação Direta)

ENVIE AS SUAS PROPOSTAS
CONTAMOS CONSIGO
Participe!

O Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) pretende financiar as ações escolhidas de entre as propostas apresentadas pelos Cidadãos, que vão ter a oportunidade de participar na concretização direta da sua ideia.

 

O que é o OPAD?

O Orçamento Participativo com Ação Direta do Município de Aveiro é uma iniciativa da CMA que ambiciona aprofundar a recolha de contributos das instituições e dos cidadãos, na discussão e elaboração do orçamento público municipal.

Nesta sua segunda edição e face ao contexto vivido mundialmente, e no âmbito da gestão do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lançou o Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2021" (PAAASE 2021). reforçando a dotação financeira (aumento de 135 mil para 150 mil euros) e mantendo a proporção de financiamento em 90%, contribuindo desta forma para apoiar a recuperação socioeconómica, em estreita colaboração com os nossos concidadãos e os Agentes Sociais e Económicos de Aveiro.

 

 

Quem pode participar?

1. Podem participar no OPAD os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, desde que se encontrem recenseados no Município de Aveiro.
2. Podem participar no OPAD os cidadãos estrangeiros, com certificado de residência permanente em Portugal e morada em Aveiro.
3. A participação é feita através da apresentação de propostas ou votação nos projetos destinada à sua seleção.

 

Como participar?

Deve apresentar a sua proposta através da plataforma online opad.cm-aveiro.pt sem prejuízo de poderem ser entregues propostas no Gabinete de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Aveiro, que serão posteriormente introduzidas pelos serviços municipais na plataforma.

O período para submissão de propostas é de 11 de janeiro a 11 de abril de 2021.

 

2. Votação nos projetos:
Entre 1 de junho a 9 de julho de 2021 poderá votar nos 3 projetos que mais gostaria de ver implementados no seu Município.
Verifique no site opad.cm-aveiro.pt as diferentes modalidades (votação online ou sms).

 

Quando?

Conheça as novas datas e prazos para submissão de propostas e votação:

Apresentação de propostas: 11 de janeiro a 11 de abril de 2021;
Análise técnica das propostas: 12 de abril a 11 de maio de 2021;
Período de reclamações: 12 a 18 de maio de 2021;
Decisão sobre as reclamações: 19 a 24 de maio de 2021;
Divulgação da lista final de propostas a votação: 1 de junho de 2021;
Votação: 1 de junho a 9 de julho de 2021;
Anúncio público dos projetos vencedores: 15 de julho de 2021;
Período de execução: 1 de setembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.

 

Financiamento

Tendo em conta a reformulação em curso do calendário de eventos e atividades, foram aprovadas novas normas para o Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD), com reforço da verba financiada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e da proporção do financiamento, passando agora a contar com os seguintes valores:

O Orçamento Global: 150.000,00€ (cento e cinquenta mil euros) 
O Apoio Máximo por projeto: 30.000,00€ (trinta mil euros) incluindo IVA.
As propostas ficam habilitadas a um apoio financeiro que pode comparticipar até ao máximo de 90%  dos custos totais do projeto, sendo o remanescente da responsabilidade do proponente. 

 

Informações?

Para mais informações pode enviar email para opad@cm-aveiro.pt ou visitar opad.cm-aveiro.pt
 

Recursos 2ª Edição

 

Notícias

1_OPAD_Noticias_Thumbnail.jpg

Lançamento Edição OPAD 2021

Em 2020, na sua primeira edição, o OPAD obteve um balanço muito positivo, com um total de 17 candidaturas, sendo que foram selecionadas através do voto direto dos cidadãos, sete propostas vencedoras, representando um (…)

LER

VENCEDORES.png

Os 7 projetos mais votados!

Conforme cronograma previsto pelo Orçamento Participativo com Ação Direta, após o período de Análise Técnica, as 11 propostas admitidas seguiram para a fase de votação, que decorreu entre 1 e (…)

LER

noticia_opad_votar.png

VOTE DE 1 A 30 DE SETEMBRO

Recebemos propostas relevantes para o futuro do nosso Município. As propostas estão disponíveis no site opad.cm-aveiro.pt ou podem ser consultadas neste documento.  Agora, está na hora de votar nos projetos que quer ver (…)

LER

  • 1 (current)
  • 2