OPAD 2021 elege projetos para várias freguesias do Município


Classificação dos projetos vencedores OPAD 2021

Já são conhecidos os 10 os projetos vencedores da 2.ª edição do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) de Aveiro. Os mais votados são projetos ligados à promoção dos valores ambientais, compostagem, lazer e património.
Para implementar estes 10 projetos propostos pelos próprios munícipes, a Câmara Municipal de Aveiro alocou uma verba de 150 mil euros no orçamento municipal. A comparticipação a cada um dos vencedores pode ir até um máximo de 30 mil euros, com um limite de 90% dos custos de cada projeto. O remanescente é da responsabilidade do proponente.

A votação decorreu entre 4 de junho e 9 de julho e, no final foram aplicados os coeficientes de majoração, a fim de garantir a equidade de representatividade entre as várias freguesias. Estes coeficientes garantem que ninguém é prejudicado ou favorecido pela dimensão da freguesia.
Aplicados todos os critérios, a classificação dos 10 vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) de Aveiro ficou assim ordenada:

  1. Rota de Água / Requeixo, Nossa Sra. de Fátima e NarizCriação de percurso ciclável e/ou pedestre que se desdobra em três percursos de menor extensão para valorização do património ligado à água, e promoção da Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.
     
  2. Parque Canino / Oliveirinha
    Criação de um equipamento urbano interativo para os animais, de fácil instalação e higienização, que permita a sua socialização. 
     
  3. Parque do Salgueiral / Cacia 
    Implementação de um parque de lazer, na freguesia de Cacia, com o objetivo de criar um parque físico com mobiliário urbano, congregando um conjunto de iniciativas promotoras da biodiversidade, e igualmente da economia circular.
     
  4. Ciclo Compost / Município de Aveiro 
    O projeto consiste em oferecer um serviço de recolha de bio resíduos ao domicílio, valorizando-os através do processo de compostagem. Os participantes terão também como contrapartida adubo biológico para as suas plantas, sendo o excedente da produção doado para outras hortas comunitárias na cidade. 
     
  5. BRIC’Aveiro / Glória e Vera Cruz
    Este projeto pretende promover o brincar e as atividades de rua, através da criação de espaços de convívio na via pública com a pintura de jogos tradicionais no pavimento e a instalação de um conjunto de módulos de madeira, como bancos e espaços verdes, com o propósito de se devolver o espaço da rua às crianças e famílias.
     
  6. Parque das Merendas de Sarrazola / Cacia 
    Criação de um espaço que atenda toda a população, com o reforço de áreas verdes e a integração de uma zona de merendas com churrasqueira, capazes de permitirem uma fruição de excelência por parte das pessoas.
     
  7. Aveiro a Compostar / Município de Aveiro
    Este projeto pretende dar a conhecer o conceito de compostagem a toda a população de Aveiro. Com sessões informativas, oficinas, ciclo de cinema e showcooking, o “Aveiro a Compostar” tem como objetivo consciencializar para o desperdício que é produzido nas nossas casas e ajudar a melhorar a qualidade do solo e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao transporte.
     
  8. Por um planeta com menos plástico / Município de Aveiro 
    Projeto dirigido a todos os habitantes do concelho de Aveiro e tem como objetivo reduzir o consumo de plásticos no quotidiano e incentivar as famílias a ter atitudes mais amigas do ambiente. 
     
  9. Xadrez ao Ar Livre nas Freguesias de Aveiro / Município de Aveiro 
    O objetivo deste projeto visa a colocação de 10 equipamentos de mesas de xadrez, democratizando o acesso a uma atividade de cariz intelectual e lúdica, trazendo o xadrez para os parques e locais de lazer e as pessoas para o convívio salutar.
     
  10. TricotaRia / Município de Aveiro 
    TricotaRia é um projeto que assenta na partilha dos saberes associados às artes manuais – o tricot. A proposta apresenta duas ideias: um espaço fixo, que servirá como armazém, e uma viatura, que ajudará a levar esta arte a chegar mais longe.


O dia 22 de julho marca a receção e boas-vindas a todos os proponentes, bem como o planeamento para a execução e início dos trabalhos das propostas vencedoras. 

Mais informações sobre os projetos vencedores aqui.