CIDADES DE AVEIRO E OULU CO-ORGANIZAM SIMPÓSIO DEDICADO À EDUCAÇÃO STEAM

As cidades de Aveiro, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, e de Oulu (Finlândia), Capital Europeia da Cultura 2026, promovem no próximo dia 16 um simpósio online dedicado à educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), uma metodologia de ensino em que ambas são pioneiras.

 

As duas cidades estão fortemente empenhadas em estabelecer a liderança do conhecimento na STEAM, que converge as artes e humanidades com as ciências, semeando a inovação do futuro.  A convicção é a de que as cidades que catapultarem as artes e a criatividade para o coração da oferta educativa, são as que conduzirão à inovação, produtividade e qualidade de vida, razão pela qual é uma prática educativa cada vez mais reconhecida em toda a Europa e no mundo como modelo fundamental para moldar uma experiência de aprendizagem equilibrada, estimulante e produtiva.

 

O objetivo do simpósio é, por isso, trazer para a agenda do dia modelos emergentes, novas aprendizagens e reflexões sobre o futuro da educação, através do contributo de profissionais de Aveiro, Oulu e de outras geografias internacionais, que acreditam que a metodologia STEAM se pode tornar na norma, à medida que o mundo vai recuperando da pandemia de Covid-19 e, em simultâneo, evolui para um “renascimento” dinâmico de uma sociedade que abraça o futuro.

 

Abordagem STEAM em Aveiro, Finlândia, Dinamarca, Berlim e Brasil

 

Partindo do tema “STEAMing into the future”, o simpósio arranca online às 13 horas, com intervenção de boas-vindas de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e de Mirja Vehkaperä, presidente do município de Oulu, anfitriões deste evento educacional.

 

Os trabalhos do simpósio iniciam-se com uma apresentação de casos práticos da metodologia STEAM, implementada em Aveiro e Berlim, na Finlândia e Dinamarca e ainda uma experiência piloto no Brasil.  Esta exposição pretende dar a conhecer as melhores práticas na mobilização da abordagem STEAM em cada uma daquelas cidades, revelar os princípios orientadores, evidenciar os factores distintivos de cada abordagem e identificar os principais desafios da implementação STEAM a longo prazo. André Costa, gestor do projeto Aveiro Tech City, Teemu Kivioja, CEO da finlandesa Tecinspire, Hanne Voldborg Andersen, Coordenadora Nacional na FabLab@SCHOOLdk, em Silkeborg, na Dinamarca, Saulo Barreto, Diretor do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação do Brasil e Nicole Loeser, Directora do Instituto para a Arte e Inovação, de Berlim, são os dinamizadores desta sessão.

 

O simpósio inclui ainda um painel durante o qual quatro educadores apresentam evidências do ensino STEAM, em diferentes níveis de ensino, nomedamente básico, secundário e superior. De Aveiro, estará Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, e Marco Aurélio, professor na Tech Lab Aveiro, contando ainda com as contribuições de Sari Harmoinen, Reitor da Faculdade de Educação da Universidade de Oulu, e de Heikki Vimpari, professor STEAM de Oulu.

 

Destinado a decisores de políticas educativas, educadores e investigadores, representantes da Economia Cultural e Criativa, professores e demais agentes interessados na temática da educação, o simpósio virtual propõe ainda sessões de grupo, em que os participantes são organizados de acordo com a localização e interesse mencionados no formulário de inscrição. Orientados por Tom Fleming, especialista em estratégia e política artística e cultural na economia e cidades criativas, os grupos propõem-se discutir temas como política e parceria - como construir uma abordagem a longo prazo para a educação STEAM, modelos e prática - abordagens inovadoras ao fornecimento de STEAM, economia cultural e criativa - ligando a STEAM ao desenvolvimento económico a longo prazo e Inovação e impacto - como a STEAM pode moldar o desenvolvimento sustentável.

 

Após a apresentação das conclusões que emergirem das discussões de cada grupo, o simpósio termina com a exibição de vídeos de projectos de alunosde Aveiro e Oulu, desenvolvidos em sala de aula.

 

Recorde-se que a estratégia integrada de promoção de competências STEAM está já em execução, em conjunto com a Universidade de Aveiro, em todos as escolas do 1º ciclo e do ensino secundário de Aveiro, tendo sido agora alargado a escolas com 2.º e 3.º ciclo, o que representa uma cobertura total da rede escolar do município. A iniciativa está integrada na estratégia política da Câmara Municipal de Aveiro, que coloca a Educação como um dos pilares fundamentais para a construção de um município baseado no conhecimento, preparando as novas gerações com as competências necessárias para o seu sucesso na nova era digital.

 

As inscrições para o simpósio são gratuitas e podem ser efetuadas até ao dia 15 de novembro, em http://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/steaming-future