O primeiro ano do Aveiro Steam City

O ano de 2019 revela-se de sucesso para o projeto Aveiro Steam City.

Ao longo de 2019 foram desenvolvidas atividades que contribuíram para chegar mais perto da concretização do principal objetivo do projeto Aveiro Steam City: impulsionar a transformação da cidade.

No passado dia 21 de novembro o Conselho Geral, que lidera o projeto Aveiro Steam City, reuniu para fazer o balanço do primeiro ano de trabalho, analisar e validar o Relatório Anual. A sessão contou com a participação de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro; Alcino Lavrador, General Manager do Altice Labs; José Neves, Professor e Investigador no Instituto de Telecomunicações; Carlos Alves, Diretor da INOVARIA; Gil Gonçalves, representante da Comissão Executiva da CEDES, bem como os restantes elementos que fazem parte da equipa que trabalha neste projeto.

As atividades realizadas no âmbito da Educação STEAM e dos Tech Labs, que contaram com o envolvimento e participação dos diretores dos agrupamentos de Escolas de Aveiro, mostraram-se bastante positivas, pois permitiram não só validar a estratégia, como garantir o envolvimento dos professores na implementação das atividades.

A realização de um simulacro, operado pelas forças de segurança e emergência médica, de resposta a uma operação de socorro, suportado por comunicações 5G demonstrou algumas das potencialidades desta tecnologia, nomeadamente a menor latência, a maior largura de banda e a possibilidade de menores tempos de deslocação dos utilizadores.

Na semana da Semana Tecnologia, Arte e Cultura (7 a 13 de outubro) foi estado um moliceiro elétrico, com oferta de passeios nos canais urbanos de Aveiro. Este teste permitiu à população Aveirense experimentar e perceber o impacto positivo que o projeto irá ter na qualidade de vida dos cidadãos do município.

Podemos, ainda, destacar a adesão à 1ª edição do Aveiro Tech City Bootcamp, que recebeu mais de 400 inscrições para um grupo exclusivo de 20 finalistas. Esta primeira edição terá início em janeiro de 2020 e tem como objetivo formar “full stack developers” que possam integrar os quadros técnicos das empresas de base tecnológica de Aveiro.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.