Semana Tecnologia, Arte e Cultura

Na semana de 7 a 13 de outubro, a cidade de Aveiro recebe um conjunto e eventos, todos integrados na Semana Tecnológica, que vão juntar a Tecnologia, a Arte e a Cultura.

O Criatech trará a criatividade digital e tecnologia à Cidade de Aveiro, com a apresentação de dezenas de obras artísticas únicas, aliando as artes digitais e a tecnologia em espaço público e patrimonial onde todos são desafiados a experimentar. É um evento de acesso livre e que passa por locais como o Teatro Aveirense, o Museu de Arte Nova, o Museu da Cidade, a Mãe de Água, a Igreja das Carmelitas e o Museu de Aveiro/ Santa Joana, entre outros. As peças e projetos escolhidos vão ocupar diversos tipos de espaços, dando-lhes outra dimensão visual, experimental e artística, não esquecendo o papel dos visitantes, que podem apenas contemplar uma peça ou, numa grande parte das situações, interagir e ser parte da experiência, tornando-se num elemento ativo da instalação.

O PRISMA, decorrerá nos dias 11 e 12 de outubro, sedo um festival que assume a luz como elemento central de todas as ações que serão apresentadas.

A Praça Marquês de Pombal, o Parque Infante D. Pedro, a Baixa de Santo António, a Praça da República ou envolvente do Canal Central na zona do Largo do Rossio e do Jardim da Fonte Nova, serão palco de várias instalações de arte contemporânea perfeitamente adaptadas à cidade de Aveiro. Sempre em período noturno e em permanência nos dos dias, das 19h30 às 00h00.

Neste festival contar-se-á com o envolvimento do tecido artístico e criativo local e a comunidade, pelo que foram planeadas várias iniciativas neste âmbito. Vão poder ser vistas sob diversas formas, desde instalações artísticas a música e até batalhas digitais de desenhos.

Entre os objetivos do PRISMA / Art Light Tech está a (re)descoberta de Aveiro, tendo a distribuição das obras seguido este princípio de ligação emocional ao território, uma abordagem que procurou ser também ampla e convidativa na aproximação ao público. O mapa do festival terá dez pontos de passagem, incluindo os Canais da Ria de Aveiro.

Finalmente, a 5.ª edição do Techdays, que acontece de 10 a 12 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, apresentará uma novidade: será o primeiro evento em Portugal com cobertura 5G e com a demonstração de alguns protótipos, graças ao trabalho conjunto da Altice Labs, Ericsson e a Câmara Municipal de Aveiro (CMA). Desta forma, a Cidade de Aveiro continua o seu processo de afirmação como a primeira cidade 5G em Portugal e uma das primeiras no sul da Europa. O Techdays trará este ano à Cidade um evento mais relacionado com a inovação tecnológica em vários níveis da vida quotidiana, através de conferências, exposições, reuniões de negócios, atividades de promoção da educação.