Vivemos na era da experiência de conteúdo

O Marketing Digital deixou há muito tempo de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável para o crescimento e sustentabilidade para as empresas. Neste sentido, surgiu a partir de 2010, o conceito de marketing de conteúdo, onde o principal foco é criar conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma perceção positiva da marca e assim gerar mais vendas.

A evolução do marketing de conteúdo resulta da experiência de conteúdo, conceito amplo que engloba a forma como o seu público é a sua audiência participa, consome e escolhe o seu produto ou serviço. As experiências de qualidade focam-se em alcançar o consumidor com assuntos relevantes e formatos exclusivos de forma a que a pessoa se identifique com o que foi compartilhado.

É importante mencionar o grande potencial da experiência de conteúdo nas redes sociais, uma vez que não só os números de utilizadores é elevado, como também o seu envolvimento com as redes é cada vez mais maior e mais abrangente. Segundo o Statista Global Consumer Survey, em média, os utilizadores globais de internet passam cerca de 144 minutos por dia a navegar nas redes sociais. Todo este tempo deve ser aproveitado para os encaminhar para o consumo de bens e serviços no interesse das empresas que apostam na presença digital.

O poder das redes sociais é enorme e espera-se que o número de utilizadores mundiais ainda aumente mais e atinja cerca de 3,43 mil milhões de utilizadores das redes sociais, mensais ativos até 2023, cerca de um terço de toda a população da Terra.

Com todo este alcance, as redes sociais apresentam-se como terreno fértil para que o marketing digita, focado na experiência de conteúdo, possa ser explorado, gerando visibilidade para as empresas de qualquer setor.

Figura 1 – Atividade mundial dos usuários das redes sociais

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Fonte: Statista Global Consumer Survey (fevereiro 2020)