A transformação digital e as profissões do futuro

A transformação digital vai obrigar a rever os papeis dos profissionais e das tecnologias nos sistemas de produção. A forma como estas mudanças irão transformar as ocupações e o futuro do trabalho é um tema ainda a descobrir.  De acordo com relatórios os recentes sobre esta temática disponibilizados por entidades como o Fórum Económico Mundial, a OCDE e a União Europeia, muitas das profissões que conhecemos hoje podem desaparecer, dando lugar a profissões completamente novas, ou serão completamente mudadas. A boa notícia é que com a transformação e a mudança nas funções  o futuro aponta para caminhos, possibilidades e competências profissionais completamente novas.

O Workshop realizado junto a empresas do setor industrial representativas da região de Aveiro no último dia 20 de fevereiro, foi uma ótima oportunidade de retomarmos uma das preocupações do Observatório do Emprego: como a transformação digital vai determinar as profissões do futuro?

Os participantes do workshop foram convidados a identificar quais as profissões para as quais antecipam um aumento da procura, decorrente da transformação digital nas suas indústrias. Este exercício foi feito a partir de uma lista de 15 profissões, apresentadas no Gráfico 1, que são atualmente mencionadas em vários relatórios sobre a transformação digital e o futuro do trabalho e das qualificações, como áreas profissionais emergentes, e para as quais se prevê uma grande procura no futuro. 

 

Gráfico 1 – Áreas profissionais do futuro, no contexto da indústria

Gráfico 1 – Áreas profissionais do futuro, no contexto da indústria

Fonte: Profissões identificadas a dos relatórios do WEF e OECD. Dados originais recolhidos no workshop indústria (20/02/2020).

Da lista inicial de áreas profissionais destacam-se 8, que na perceção dos representantes da indústria em Aveiro que participaram no workshop, parecem ser particularmente importantes para o futuro da região (Gráfico 1). Entre estas 4 sublinham.se 4 que receberam maiores pontuação de importância no workshop, incluindo AI and Machine Learning Specialists, Data Analysts and Scientists, User Experience and Human Machine Interaction e Information Security Experts and Analysts.

As profissões mais procuradas no futuro, ditas como emergentes exigirão respostas ao nível da qualificação e requalificação dos profissionais da região, incluindo açoes ao nível das competências técnicas, bem como das competências ditas transversais e comportamentais.

Referências

World Economic Forum. (2018). The future of jobs report 2018. Geneva: World Economic Forum.

OECD (2019), OECD Employment Outlook 2019: The Future of Work, OECD Publishing, Paris.