A tecnologia como principal propulsora do teletrabalho

Nas últimas décadas, a dinâmica do progresso tecnológico tem vindo a impor a necessidade de revisão dos sistemas organizacionais da nossa sociedade. As tecnologias digitais tornaram-se essenciais no trabalho. Num ambiente com crescente aumento da competitividade, as empresas enfrentam o desafio de explorar todas as potencialidades que se reflitam na sua produtividade.

O estudo Living and Working in Europe 2015-2018 da Eurofound (Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e Trabalho), retrata nove novas formas de emprego, que anunciam um novo padrão, ou seja, identifica novas formas de executar o trabalho caracterizadas essencialmente pelo recurso às tecnologias digitais e pela possibilidade de o trabalho poder ser prestado a partir de qualquer local e a qualquer hora.

A modalidade de trabalho à distância pode permitir aos trabalhadores uma preciosa economia de tempo, dinheiro e stress entre outras vantagens. Além disso as empresas podem reduzir conflitos, despesas de manutenção do local de trabalho, promovem o incremento de eficiência, e contribuem também para a redução da poluição, dos congestionamentos bem como das despesas de manutenção das infraestruturas, nomeadamente estradas e transportes públicos.

Esta nova abordagem do emprego é, em certa medida, facilitada e possibilitada pela evolução e adoção da tecnologia.  A Internet, claro, é o grande agente tecnológico que permite que as informações sejam transferidas e trocadas em tempo real, possibilitando assim que novos modelos de negócios sejam possíveis. A dinâmica permitida pela tecnologia é a chave de todas estas mudanças no mercado de trabalho.

Nesse sentido, o uso de uma VPN (sigla para Virtual Private Network – Rede Privada Virtual) é um recurso bastante importante, não só nas dinâmicas de trabalho remoto, mas em todas as atividades que envolvem o uso de internet. Uma VPN é uma rede segura e criptografada, bastante comum em ambientes empresariais justamente por favorecer o sigilo das informações, possibilitando que o trabalhador consiga aceder ao  serviço online como se estivesse na empresa.

Para trabalho com documentos e planilhas, as empresas podem optar pelo recurso WorkDocs, que permite criar, editar e compartilhar conteúdos nos servidores da através da Google e Microsoft que também possuem suas próprias soluções para isso, sendo as mais famosas, o Google Docs e o Office 365.

A videoconferência e os recursos de real connect – integração de dispositivos com os principais canais de comunicação como Skype for Business, Zoom, Microsoft Teams e o Google com os Hangouts – tornam as conversas mais naturais e transparentes, similares com a interação face a face, colaborando para um melhor entendimento e uma experiência real. Com essas ferramentas, os gestores podem fazer reuniões virtuais com suas equipas para coordenar as suas tarefas, mesmo trabalhando a partir de casa. Recursos que possibilitam o bom desempenho do trabalho, mesmo a distância.

Podemos perceber que a transformação digital implica uma adaptação da cultura do negócio e da maneira como este opera para trabalhar com as novas tecnologias. O mercado mudou e os ambientes de trabalho acompanharam essa mudança.  Estar ligado ao resto do mundo é, agora, uma necessidade básica.

É importante sublinhar que a transformação digital começa pela transformação das mentalidades.  As regras que foram seguidas nos últimos anos podem não ser as adequadas para os próximos e é preciso manter-se atento. Afinal, a mudança está acontecendo neste momento e o teletrabalho é uma prova de como a tecnologia está a mudar as relações de trabalho.