Os trabalhos do Observatório do Emprego continuam durante o período de isolamento

Durante o período de isolamento social, necessário para a contenção do COVID-19 os trabalhos do Observatório do Emprego têm explorado formas de usar o potencial que a tecnologia pode oferecer.

Assim, a equipa de investigação está a dar continuidade aos trabalhos conducentes ao diagnóstico de prioridades de qualificação e requalificação do território Aveiro, através de várias atividades de auscultação junto aos atores locais, nomeadamente através de entrevistas e questionários.

Dadas as circunstâncias atuais, a primeira ronda de entrevistas está a avançar, com a colaboração das empresas alvo, recorrendo a videoconferência. Arrancam assim em março e abril entrevistas com empresas dos setores TICE e Indústria, que contribuem para o diagnóstico oferecendo a sua visão sobre as principais necessidades de qualificação para o seu negócio, num futuro próximo, decorrentes das tendências tecnológicas em que estão a investir.

Além disso, também serão disponibilizados em breve, questionários online, que são outro meio de recolha de dados junto às empresas, e que serão fundamentais para aferir quais os principais gaps de competências, em Aveiro, associados à transformação digital. Os questionários estão desenhados para abordar dois níveis hierárquicos dentro das empresas, o operacional e o de gestão. As perguntas pretendem entender como as empresas se posicionam face à qualificação e a requalificação, além de abordar a priorização das competências.

O Observatório do Emprego gostaria de deixar um agradecimento especial ao tecido empresarial que mesmo diante do exigente cenário atual, pautado por forte incerteza e necessidades de adaptação se mostram parceiras e preocupadas com a sustentabilidade da transformação digital de Aveiro, e acederam a colaborar com a equipa do Observatório nesta forma remota.