O papel do Design Thinking e Mindset na transformação digital das organizações

Atualmente é constante a procura pela integração tecnológica nas organizações, através da automação e da integração de sistemas, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a interoperabilidade como também de melhorar a qualidade do serviço e o tratamento da informação.

A designada 4ª Revolução industrial tem levado a gestão a investir de forma crescente na transformação digital de produtos e processos, levando à novas formas de criar e entregar valor, mesmo em setores tradicionais da indústria e da economia. Em grande medida, o êxito desta transformação pode ser atribuído a capacidade de pensar os processos e a criação de valor de forma diferenciada, através da combinação das ferramentas digitais com talento e novas competências.

Têm sido avançadas três categorias de princípios chave para o sucesso: (i) liderança – capacidade para atrair pessoas e potenciar o desenvolvimento de competências, (ii) tecnológica – associada ao o uso de sistemas aumentados, mistos e de realidade virtual, inteligência artificial e serviços cognitivos e ciência de dados a serem aplicados de forma eficaz na organização e (iii) comportamental.

Em termos comportamentais, as organizações precisam ter capacidade de lidar com a rutura digital e de se adaptar às mudanças, uma vez que os padrões comportamentais de pensamento, bem como as emoções tendem a influenciar a forma como as pessoas irão trabalhar. Para isso, incorporar metodologias como o design thinking que possibilitem, e, de forma inclusiva aprender com pessoas com diferente perspetivas, irá tornar-se vital num mundo altamente digital. 

Neste contexto, outro aspeto importante é o Mindset. A forma como se pensa sobre algo pode moldar crenças, ações e relações no interior das organizações e estas igualmente influenciam e são influenciados pelas práticas e valores da empresa. O Mindset é particularmente importante para os empreendedores, pois muitas vezes trabalham sozinhos, sendo fundamental estarem capacitados para traçar novos caminhos.

Uma outra área de importância crescente é a modelação de processos de negócios pelo contributo que pode aportar para a melhoria de processos. Além disso possibilita ganhos importantes no tempo necessário para implementar mudanças na capacidade de visualizar ciclo de produção e de tomada de decisão, de forma se ter uma resposta mais eficaz. Criar valor, aprender com o insucesso, ver o lado positivo, celebrar o sucesso, ter um espaço para mudanças, liderar com propósito e estar atento fazem parte de um conjunto de técnicas de Mindset que podem ajudar no crescimento das organizações.

Assim, para que a transformação digital seja bem-sucedida dentro e para as organizações, para além de uma boa estratégia em relação ao uso de tecnologias, é necessário mobilizar talentos multidisciplinares, líderes visionários e um conjunto de competências técnicas e comportamentais que permitam aproveitar todo o potencial das novas tecnologias digitais. As transformações na cultura organizacional são complexas por envolverem diversos aspetos como o: comportamento e a mentalidade de seus colaboradores, as práticas organizacionais que os influenciam e os valores da empresa.

 

imageWishart-Smith, H. (2021) Getting in tune: innovation, co-creation and design thinking. Forbes. Acessado em 09/07/2021
Poon, S. (2021) The Power of a mindset shift to build or enhance your business. Forbes. Acessado em 09/07/2021
Quora. (2021) How to cultivate a listening mindset. Forbes. Acessado em 09/07/2021
Fonte da imagem: Pixabay. Acessado em 09/07/2021