Necessidades de competências em Aveiro – A voz às empresas do Turismo

As entrevistas realizadas pelo Observatório do Emprego, tiveram o objetivo de identificar as prioridades de competências digitais da região de Aveiro e a perceção das empresas sobre a disponibilidade regional dessas competências, substanciada na dificuldade ou facilidade que as organizações dos três setores envolvidos (TICE – Tecnologia da Informação, Comunicação e Eletrónica, Indústria e Turismo) apontam ao procurar essas competências na região.
No setor do Turismo, as entidades auscultadas apontaram uma grande oportunidade na digitalização. Segundo os interlocutores ouvidos, praticamente não existem profissionais dedicados exclusivamente a áreas da digitalização, sendo necessário o desenvolvimento de competências digitais nos técnicos do setor que permitam desempenhar as tarefas neste âmbito. Nestas competências destacam-se as competências técnicas de marketing digital, gestão de plataformas de reservas online, tratamento de dados em plataformas de business intelligence e/ou analítica, competências associadas ao Big data e competências digitais de utilização de plataformas de gestão de processos internos e de sistemas de informação. 
Do ponto de vista das competências transversais, os interlocutores do Turismo auscultados, consideraram como mais importantes a polivalência e a inteligência emocional, seguidas da orientação para o cliente e das competências comerciais, de visão de vendas, de negociação e gestão de conflitos, de métodos de trabalho (eficiência operacional), o gosto em aprender, a responsabilidade, e a proatividade, bem como o “Saber ser e Saber estar” (o que chamaram “ter amor à camisola”). 
Dadas as limitações mencionadas na oferta regional de profissionais com competências digitais do setor, aquelas apontadas como necessárias também foram mencionadas como difíceis de encontrar, pelo que urge oferecer formação adequada aos colaboradores das empresas do Turismo e Serviços de Aveiro.

Figura 1 – Ranking das competências técnicas mais relevantes para o Turismo em Aveiro 

grafico_news1.png


Fonte: Adaptado do Relatório da Identificação de Gaps e Prioridades de Qualificação no Contexto da Transformação Digital (2020), Observatório do emprego de Aveiro