Estratégias de Marketing digital

As inovações trazidas com a transformação digital em conjunto com as restrições da pandemia do COVID-19 potenciaram o uso de plataformas digitais para o e-commerce. Na medida em que os consumidores passaram a evitar os estabelecimentos físicos, também desenvolveram uma maior confiabilidade e capacidade para interagir com a tecnologia digital e assim melhorar experiência online, o que se traduziu no aumento do uso destas plataformas virtuais.

É nesse contexto a definição de uma estratégia de marketing digital se torna importante para especificar opções no que concerne aos canais online, bem como às táticas de disseminação de conteúdo das empresas. Numa pesquisa realizada, em 2021, pela SmartInsights foi constatado que 44% das empresas estão envolvidas no marketing digital, mas, não possuem, porém, uma estratégia consolidada.

Assim, como pontos fundamentais apontados para o sucesso da estratégia de marketing digital incluem-se a contínua pesquisa de informação, com o objetivo de conhecer o público-alvo, os seus concorrentes, as expectativas de mercado e, nomeadamente, como o consumidor interage com o conteúdo online. Outro ponto fundamental é estabelecer metas e objetivos, além de especificar uma mensagem clara e definida. A participação dos stakeholders no processo de planeamento das ações também é parte da montagem da estratégia, assim como ter em consideração aspetos como a conscientização da marca, o envolvimento digital, o compromisso de vendas e a fidelização de clientes.

A ampliação do conteúdo com qualidade, a otimização da estratégia do uso de emails, foco no “retorno” e criação de experiências virtuais dos produtos ou serviços são exemplos de ações a serem adotadas que permitirão uma maior conexão com o consumidor final e um aumento da exposição da marca, possibilitando atingir mais facilmente as metas estabelecidas.

Dessa forma, são apontadas algumas tendências para o ano de 2021 que deverão ser consideradas nas estratégias de marketing digital. De entre elas destaca-se a expansão do e-commerce e a tendência de permanência da modalidade de trabalho remoto e os eventos híbridos, o que levará a uma adaptação das empresas tanto para atrair como para estreitar a relação com o consumidor online, com o uso diversificado das tecnologias e plataformas digitais como medias sociais das empresas, podcasts, aplicativos móveis, propaganda online e email.

Outra tendência é o uso de tecnologias como a inteligência artificial, para melhorar a comunicação e entender o comportamento de compra do consumidor final, e o uso de ferramentas de automação para responder às necessidades dos consumidores. Além disso, estes chatbots e assistentes virtuais poderão simplificar e personalizar a experiência dos compradores. Por último, a sustentabilidade é um tópico de grande importância na sociedade, e que deve e está a ser incorporado pelos líderes das empresas. E nesse contexto, o marketing digital sustentável tem como objetivo promover os projetos social e ambientalmente responsáveis, práticas e valores da marca, como forma de compartilhar conhecimento com seu público quanto a questões ambientais, além de apoiar inovações sustentáveis. E para mais, está a necessidade de desenvolver novas competências e criar estratégias de formação para seus colaboradores de forma a atender as expectativas do mercado cada vez mais exigente.

 

image Barsegyan, O.V. (2021) 5 Digital Marketing Trends In 2021. Forbes. Acessado em: 04/07/2021
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Forbes. Acessado em: 04/07/2021
Fonte da imagem: De muneebfarman por Pixabay. Acessado em 09/07/2021.