Competências transversais como diferencial para um bom profissional

As competências transversais, também conhecidas como soft skills, são atributos pessoais, que ajudam os profissionais a lidar com as situações presentes no seu dia a dia e a aprimorar as suas interações com a restante equipa em que se encontram inseridos.

Estas competências têm um papel fundamental para o bom desempenho de qualquer profissão, e ganham especial importância no âmbito da transformação digital.  

Com a digitalização do mercado trabalho percebemos um cenário onde os profissionais atuam e atuarão cada vez mais em cargos estratégicos e de gestão e onde o trabalho manual será cada vez mais atribuído a máquinas.

Neste novo cenário, o trabalho colaborativo e multidisciplinar passa a ter uma relevância determinante para a adoção de novas tecnologias e processos e, assim, para transformar os negócios e causar uma rutura com os modelos tradicionais. A valorização das competências transversais em detrimento das competências técnicas ganha destaque, as empresas buscam cada vez mais profissionais ativos que buscam desenvolver suas competências transversais.

O trabalho do Observatório na priorização das competências para o futuro digital também inclui a aferição das necessidades das competências transversais. A par do processo da identificação e priorização das competências técnicas as empresas e atores locais foram convidados a dar a sua visão sobre as necessidades de competências transversais para a sustentabilidade da transformação digital da região de Aveiro.

Os resultados (fig 2) mostraram quais são as competências transversais apontadas como mais necessárias, segundo o setor das TICE. A aprendizagem autónoma recebeu grande destaque mostrando que, a transformação digital exige profissionais capazes de agir com independência e autoconfiança. Além disso, o profissional que revela aprendizagem autónoma também deve mostrar-se para aceitar críticas e sugestões e ter grande capacidade de decisão.

Outras competências transversais destacadas foram: Trabalho em equipa, Comunicação, Adaptabilidade e Gestão de tempo. Mostrando mais uma vez a necessidade de um profissional capaz de se adaptar, trabalhar e gerir as suas atividades diante de um cenário com rápidas mudanças e grande exigência.

Fig. 2 – Competências transversais consideradas mais necessárias, setor TICE

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