Competências digitais para o futuro

O capital humano é o fator que permite às empresas usarem a tecnologia com mais eficiência, um elemento essencial na sociedade atual e na nova organização do trabalho.

A transformação digital não se resume apenas à implementação de novas tecnologias. As ferramentas digitais são uma das arestas dessa transformação que devem ser acompanhadas por uma mentalidade digital. Se as pessoas que usam a tecnologia diariamente não estiverem comprometidas com a transformação digital, esta não terá um impacto importante na organização e no mercado.

Ao falar sobre competências digitais, referimo-nos à capacidade de usar conhecimentos e habilidades tecnológicas para otimizar processos, tornando os cada vez mais eficientes.

O conjunto de competências exigidas em ocupações antigas e novas mudará a maioria dos setores e transformará tanto o local como a forma como as pessoas trabalham. São necessárias novas competências, especialmente competências ditas transversais, ou seja, que são inerentes ao bom desempenho das competências técnicas. Curiosamente os resultados das auscultações realizadas junto as empresas dos setores das TICE, Turismo/Serviços e Indústria mostram que as competências transversais são indispensáveis para uma adequada implementação das novas tecnologias.

De entre as competências eleitas pelas empresas auscultadas a aprendizagem autónoma, gestão de tempo e resolução de problemas complexos destacam-se, mostrando que é cada vez mais necessário formar profissionais capazes de tomar decisões apoiadas nas novas tecnologias.

 Este novo cenário exige uma alteração em todo o sistema de educação e qualificação, bem como uma requalificação de profissionais, "pressionados" pela diferença que pode ser criada entre a velocidade da mudança e a velocidade da aprendizagem, de forma a que se sintam mais integrados na transformação digital.

O Observatório do Emprego tem como missão contribuir com uma visão prospetiva das necessidades de qualificação de Aveiro, disponibilizando de forma sistemática, aos cidadãos, às entidades de ensino e formação, bem como às empresas e restantes stakeholders, informação sobre as necessidades de competências exigidas no mercado de trabalho para a transformação digital, aumentando as oportunidades de emprego e a competitividade da região.