A aceleração da digitalização da economia

A situação atual mundial, como resultado do novo vírus Covid-19, levou-nos a repensar como será a sociedade no futuro, sobretudo o futuro dos modelos e dos contextos de trabalho. As transformações na vida cotidiana e na organização do trabalho foram súbitas e tiveram impactos na forma como vivemos, consumimos e como nos relacionamos, onde a tecnologia assumiu um papel fundamental para conseguir o equilíbrio entre as necessidades de preservar as condições de saúde e de manter os as cadeias de produção e abastecimento operacionais.

A tecnologia, desempenha um papel fundamental neste novo paradigma de trabalho e de vida. A digitalização e a (rápida) transformação digital dos contextos de vida e de trabalho revelou-se essencial para que a economia, continuasse a funcionar. Esta nova realidade era para muitos impensável até há pouco tempo.

Porém as circunstâncias de confinamento aceleraram as mudanças que, na visão de muitas empresas trarão mudanças estruturais nos modelos de trabalho e de negócio. é possível enumerar três dos pilares estarão na base destes modelos.

grafico.png

Esses três pilares podem ser vistos como eixos de mudança, a levar em conta pelas empresas, i.e. cada organização deve questionar-se se 1) tem as tecnologia adequadas, 2) é capaz de mudar, rever os seus modelos de trabalho e incorporar de que forma o teletrabalho seja favorável para empresa e para os funcionários, 3) como tem mudado a forma como os seus clientes base fazem o consumo dos produtos/serviços da empresa, ou seja, que parte do consumo passou para o digital? Quais as dificuldades? Quais as oportunidades?

Este tempo é uma nova oportunidade para trabalharmos em plena transformação digital e a usufruir dessa transformação, a fim de construir um mundo mais conectado e seguro para todos. Certamente será difícil voltar ao antigo “normal” quando a pandemia acabar, mas podemos contruir uma nova realidade com vantagens para todos.