MTFLabs

O Music Tech Fest (MTF) é uma comunidade global que conta com mais de 7000 inovadores de um vasto espectro de disciplinas e competências. Muitos são académicos, outros são especialistas sectoriais, cientistas, artistas profissionais, produtores, executivos, comunicadores e muito mais. Pertencem a campos tão diversos quanto a medicina, agricultura, industria automóvel, aviação, design de produto, ciências sociais, robótica e IA, composição e performance musical, gestão artística, microcomputação, artesanato, neurociência, ecologia e economia. Os membros da comunidade MTF usam a música como uma espécie de cola social que os une.

No coração do ecossistema MTF estão o #MTFLabs - um evento de prototipagem de inovação de apenas cinco dias que reúne um grupo cuidadosamente selecionado de especialistas da comunidade global de MTF, que trabalha em conjunto com um grupo local de participantes com uma ampla gama de tecnologias de ponta. Os participantes criam tecnologias híbridas que reúnem ideias e ferramentas de diferentes conceitos, criando novos projetos, abordagens estéticas e colaborações. As atividades culminam com uma demonstração das obras recém-criadas e uma experiência ao vivo para o público convidado, com a participação dos experts e participantes locais.

Tal como na edição de 2020, o #MTFLabs Aveiro 2021 começará com uma série de palestras inspiradoras de convidados internacionais e vanguardistas nas suas respetivas áreas. De seguida, as ideias são colocadas em prática durante os laboratórios, através de grupos de trabalho formados entre experts e participantes locais. Durante o #MTFLabs, os especialistas convidados trabalham em estreita colaboração com os participantes, favorecendo uma rápida transferência de conhecimento e permitindo assim uma rápida curva de aprendizagem. Nesta abordagem, as tecnologias cedidas pelos parceiros e patrocinadores do Music Tech Fest são usadas nas inovações híbridas, potenciando a criação de nichos de mercado inteiramente novos.

O #MTFLabs concentra-se em tópicos que vão desde robótica e Inteligência Artifical, Blockchain, tecnologia vocal, trans-humanismo, neuro-ciência e novos formatos de música e expressão artística. A edição de 2020 contará com excelentes experts nacionais e internacionais.

Veja os melhores momentos da edição do MTF Labs Aveiro 2020.

Calendário

  • 6 de agosto 2021: Apresentação oficial da iniciativa no website do Aveiro Tech City (www.aveirotechcity.pt);
  • 5 de agosto a 19 de setembro 2021: Período de inscrição;
  •  20 de setembro a 26 de setembro 2021: Período de inscrição adicional, se necessário; 
  • 30 de setembro 2021: Anúncio dos participantes (até um máximo de 15 elementos);
  • 11 de outubro a 16 de outubro 2021: MTF Labs Aveiro;
  • 16 de outubro 2020: MTF Labs Aveiro Showcase.

 

Perfil dos participantes

Os MTF Labs são totalmente inclusivos e pretendem combinar uma diversidade de ocupações profissionais e de origens culturais, sociais e educacionais.

As qualidades comuns aos participantes do MTF Labs incluem:

  • Afinidade com música, criatividade e artes;
  • Uma mente aberta;
  • Ambição em resolver desafios sociais.

  

Recomendamos a leitura cuidado dos documentos de suporte, incluindo as Normas de Participação, antes de qualquer submissão de candidatura.