Estudo de Caso Mobilidade

O Aveiro Tech City Living Lab tem como núcleo uma plataforma de comunicações rádio de última geração interligada por uma infraestrutura de fibra na cidade de Aveiro para poder incluir estações de rádio 5G e outras tecnologias de comunicação, de curto e longo alcance, da responsabilidade do Instituto de Telecomunicações (IT) e com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro. O IT é responsável pelo design, implementação, integração e avaliação desta infraestrutura participando, ainda, no processo de disseminação, mostrando a sua aplicabilidade, com os estudos de caso em desenvolvimento, à comunidade científica, de investigação e potenciais interessados. Além disso, o IT é fornecedor de serviços de suporte para a utilização, implementação e avaliação de novas soluções sobre a infraestrutura. A Câmara Municipal de Aveiro apoia na disponibilização de infraestruturas, acompanhamento dos trabalhos, ligações de energia elétrica, apoio técnico, no subsolo e articulação com as demais entidades reguladoras e fiscalizadoras no espaço público, de forma a assegurar as condições ideais de instalação e funcionamento desta rede.

 

O Estudo de Caso da Mobilidade conta com a instalação de sensores radares, LiDARs, câmaras de vídeo e unidades de computação.

Atualmente, existem 10 autocarros da Transdev e 2 camiões de recolha de lixo da Veolia, com sistemas de sensorização e comunicação.

A Figura 3 representa a unidade responsável pela deteção móvel e comunicação de veículos, excluindo antenas. As Figuras 4 e 5 são as unidades móveis colocadas num autocarro e num camião de recolha de lixo respetivamente, as quais têm a capacidade de recolha dos seguintes dados e integração dos mesmos na plataforma de dados urbanos do município de Aveiro:

●    localização e direção

●    velocidade

●    temperatura

●    nível de ruído

 

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Figure 3 – Unidade de comunicação veicular.

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Figure 4 – Unidade sensorização móvel colocada no topo de um autocarro.

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Figure 5 -  Unidade de sensorização móvel, colocada no topo de um camião de recolha de resíduos.

 

É de destacar igualmente alguns casos de estudo em desenvolvimento:

●    de uma rede WiFi para acesso à Internet;

●    de um aplicativo (app) para melhorar a experiência do utilizador na pesquisa de linhas e destinos dos autocarros;

●    da recolha de dados sobre rotas e perfil de condução do sistema de transporte público da cidade;

●    da análise do fluxo de tráfego em vários pontos da cidade (bem como entradas e saídas), através de radares, LIDARs e veículos em comunicação;

●    da deteção de pessoas em situações de risco/ perigosas (VRUs - utilizadores vulneráveis da estrada, incluindo passadeiras);

●    da determinação do nível de exposição dos cidadãos a condições ambientais potencialmente adversas;

●    da medição precisa do espectro radioelétrico em dez pontos da cidade, de potencial interesse para as autoridades reguladoras, como a ANACOM.

●    da monitorização do tráfego em sistemas de transporte inteligentes e / ou segurança, como coordenação autónoma de veículos prioritários para apoiar situações de emergência.