Tech Labs

Os Tech Labs tem como objetivo estruturante a promoção do interesse e do domínio de competências STEAM na comunidade educativa em todos os níveis de ensino.

Pretende-se promover de forma criativa o gosto pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, através da disponibilização de espaços de experimentação, que proporcionam aos alunos o contacto com materiais de eletrónica, robótica, ferramentas, maquinaria diversa e impressora 3D, para a prática e aquisição de novas competências, para a consolidação do pensamento crítico, para promover a autoaprendizagem, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas.

O docente assume um papel fundamental, enquanto agente de mudança, na transmissão de conhecimento ao aluno, destinatário final da ação, criando novas competências através de metodologias educativas inovadoras. O acompanhamento aos docentes é conduzido através de um programa de formação específico para a obtenção de habilitações necessárias à implementação do projeto.

O que é um Tech Lab?

É um espaço de experimentação nas escolas que permitem aos alunos o contacto com materiais, que vão desde kits de eletrónica, kits de robótica, equipamentos informáticos, maquinaria diversa a impressoras 3D.

As ferramentas e kits que fazem parte de um Tech Lab permitem explorar inúmeras possibilidades de projetos STEAM e robótica, como por exemplo, explorar associações em série e em paralelo, assim como, experimentar propriedades elétricas de diferentes materiais e, ainda, construir uma engenhoca que rabisca papel, com recurso a materiais simples e reutilizáveis. Nesta atividade é possível, com a ajuda de circuitos elétricos, dar asas à imaginação e criar obra de arte.

 

A implementação dos Tech Labs está prevista para o corrente ano lectivo e no ano 2020/2021, nos diferentes níveis de Ensino, e pretende colocar em prática uma estratégia integrada de promoção das competências STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, no sentido de promover o interesse e o domínio da comunidade educativa por estas temáticas.

 

Os grandes objetivos desta atividade são:

  • O desenvolvimento de competências nas áreas STEAM;
  • Estimular a descoberta de capacidades e o interesse do aluno por estas áreas no seu percurso educativo;
  • Criar espaços de experimentação e contacto direto dos alunos com as TICE para uma utilização eficiente, crítica e responsável das tecnologias digitais.

 

Público alvo: Alunos e Docentes do 1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário.

 

A implementação do Projeto está prevista para todos os Estabelecimento de Ensino do Concelho de Aveiro, nomeadamente:

- 31 Estabelecimentos de Ensino do 1º Ciclo;

- 7  Estabelecimentos de Ensino do 2º e 3º Ciclo;

- 4 Estabelecimentos de Ensino Secundário.

Recursos

1º ciclo

2º 3º ciclo

Secundário

Notícias

techlabssecundario.png

Tech Labs no Ensino Secundário

Está implementado na integra a estratégia prevista para o Projeto Tech Lab no Ensino Secundário no Ano Letivo 2019/2020. Foram envolvidas as 4 escolas Secundárias e capacitados 16 docentes, 4 por estabelecimento de Ensino. (…)

LER

techlabsec_news.png

Concurso TechLab 2020/2021

TECHLAB NO ENSINO SECUNDÁRIO Queres criar um projeto tecnológico inovador? És aluno do Ensino Secundário do Município de Aveiro? Gostarias de participar num bootcamp “TechLab”? Queres ganhar um (…)

LER

tech_labs.png

CMA assegura ensino à distância a todos os alunos do concelho

No âmbito do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica, a área da Educação assume-se como prioritária no investimento e combate da Pandemia do Coronavirus / Covid-19. (…)

LER

  • 1 (current)
  • 2