Moliceiros Elétricos apresentados na ECOMM 2021

A ECOMM (Conferência Europeia sobre Gestão da Mobilidade) é um evento global, o verdadeiro ponto de encontro para todos os envolvidos na gestão da mobilidade e todos os anos atrai entre 300 a 400 pessoas à cidade que a acolhe e que este ano realizou-se nos dias 24 e 25 de novembro, em Cascais.

Aveiro, com a aplicação do seu Estudo de Caso dos Moliceiros Elétricos apresentou na ECOMM 2021 este projeto que vai ter um contributo muito importante na Cidade para uma mobilidade mais sustentável através da conversão dos motores de combustão dos 27 barcos moliceiros e mercantéis para 100% elétrico, com uma redução anual estimada de 400Ton de CO2.

Além da alteração dos Moliceiros para motores elétricos, o projeto conta com a instalação já concluída de uma rede de carregamento elétrico, em cada um dos 10 cais concessionados.

Por fim, a CMA inova na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.

 

Ambiente é opção política estratégica

Para a CMA, o Ambiente representa uma aposta política estratégica na governação do Município, com várias ações em desenvolvimento, como é disso exemplo Pacto de Autarcas, o maior movimento mundial de cidades para a ação climática e de energia local, do qual a Câmara de Aveiro é um dos 10760 signatários, comprometendo-se a apoiar a implementação da meta de 40 % de redução dos gases com efeito de estufa até 2030 e a adotar uma abordagem conjunta para a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.

Neste âmbito, a CMA tem em curso a construção de um novo Ferryboat elétrico e respetiva estação de carregamento, projeto que irá representar uma redução anual de emissões de CO2 de aproximadamente 300 Ton. Acrescem os três autocarros 100% elétricos que temos a operar no Município de Aveiro, os únicos que a operadora Transdev tem em funcionamento em Portugal, num universo de 1500 viaturas. Em suma, o conjunto de ações implementadas tem como objetivo a redução significativa das emissões de CO2 cerca de 1000 Toneladas por ano.

 

Ao longo das suas 22 edições, a ECOMM foi colocada em numerosos Países e Cidades da Europa. Desde a sua primeira edição em 1997, a ECOMM tem sido um ponto de encontro para políticos, engenheiros e cientistas, assim como para todos os que praticam e estão envolvidos na mobilidade. Este evento de três dias oferece um número diversificado e relevante de experiências, como excursões, discursos, apresentações e workshops e até mesmo uma exposição.