Aveiro Tech City apresentado à Silicon Europe Alliance

A Silicon Europe Alliance (SEA), aliança criada em 2015, associa 11 Clusters Europeus que atuam na área dos sistemas baseados em eletrónica, que no seu conjunto representam mais de 2.000 empresas atuando na ciência e na indústria e um número de empregos acima dos 400.000.  A SEA procura uma atuação concertada, reforçando a importância estratégica para a Europa das áreas da Smart Mobility, Smart Living, Smart Health e Smart Industry. Os seus membros são líderes em tecnologias digitais, incluindo Inteligência Artificial, Micro- & Nanoelectrónica, CyberSegurança, Fotónica e Robótica.

O TICE.PT aderiu a esta aliança em 2021 com o objetivo de incrementar o acesso antecipado a informação estratégica sobre o ecossistema europeu de semicondutores, tanto a nível industrial como de inovação e R&D, e ainda para criar novas oportunidades de exposição e de intervenção dos associados TICE.PT nesse mesmo ecossistema.

A parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o TICE.PT, estabelecida no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, permitiu a apresentação da iniciativa à aliança no passado dia 3 de maio em Aveiro.

Das mais de 20 atividades implementadas no âmbito do Aveiro Tech City, destacou-se o Aveiro Tech City Living Lab. A infraestrutura instalada em Aveiro despertou o interesse da associação sueca Mobile Heights. O Aveiro Tech City Living Lab é um espaço de experimentação e inovação tecnológica que pretende potenciar o desenvolvimento de soluções inovadoras, em contexto real, utilizando a Cidade de Aveiro como testbed de novas tecnologias, serviços e aplicações, sendo o único laboratório em Portugal com uma rede 5G operacional.

A Mobile Heights é uma associação que tem como missão o desenvolvimento da relação entre empresas, universidades e a sociedade, nas áreas do digital. No passado dia 5 de maio realizou-se uma sessão de apresentação no Aveiro Tech City Hub, com a presença de representante da Câmara de Aveiro e da Altice Labs, seguida de uma visita a algumas das infraestruturas que se encontram instaladas no espaço público, nomeadamente antenas da rede de comunicações, sensores de mobilidade e a rede de carregamento elétrico de barcos moliceiros.

Nesta visita esteve presente o CEO da Mobile Heights, Ola Svedin, e a gestora de projetos, Carolina Garces, tendo sido dado particular enfoque na componente de infraestrutura de comunicação e sensorização e a rede experimental 5G de Aveiro, bem como o Aveiro Tech City Challenges e a sua utilização da infraestrutura implementada no Aveiro Tech City Living Lab.

As características técnicas da infraestrutura implementada em Aveiro afirmam-na, uma vez mais como região onde a inovação acontece. Este foi, certamente, o ponto de partida para mais uma colaboração e projetos futuros. O Aveiro Tech City Living Lab conta já com cerca de 40 entidades, de países distintos, que elegeram Aveiro e o seu living lab para o desenvolvimento e teste de novos produtos.