ARTISTA ESTELA RIBEIRO DE MELO É A VENCEDORA DA 3º EDIÇÃO DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS STEAM

A artista plástica Estela Ribeiro de Melo é a grande vencedora da 3ª edição das Residências Artísticas STEAM, uma iniciativa promovida pelo Aveiro Tech City, que se propõe ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da estratégia de Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics) que tem vindo a ser implementado nas escolas do Município de Aveiro. “Ovelha Mãe” é o nome do Projeto distinguido nesta edição e que tem como propósito explorar a lã e a tecnologia como ingredientes principais.

O Projeto será implementado na EB 2, 3 de Cacia – Escola Sede do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, que mais uma vez aceitou o desafio e embarcou em mais um projeto artístico, de dimensão Europeia.

 Com um apoio financeiro de quatro mil euros, o projeto será colocado em marcha ainda durante o primeiro trimestre deste ano letivo, em estreita articulação com Oulu – Capital Europeia da Cultura em 2026 –, que também irá desenvolver, de forma concertada e cooperativa, o mesmo processo criativo.

 

Ovelha Mãe – Wool Game

Em 2010, nasceu a marca Ovelha Mãe, cuja peça central são as criações de Estela Ribeiro de Melo, que fazem uso da lã de ovelha. Ovelha Mãe é conhecida por combinar técnicas tradicionais com as mais recentes tecnologias, resultando em peças contemporâneas. Nos últimos anos, a marca tem participado em Residências Artísticas patrocinadas por programas de renome, tais como Culture Moves Europe, Carpet Twist e World Craft Council. As peças têm sido exibidas em várias exposições por toda a Europa. Além disso, a oficina de Ovelha Mãe abre as portas a estagiários nacionais e estrangeiros, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender e contribuir para a preservação das técnicas têxteis. A marca também se dedica a educar as novas gerações, demonstrando o ciclo completo da lã em escolas e eventos. Neste âmbito trabalhar com o projeto STEAM é o próximo desafio, o nosso jogo “Wool Game” usa a lã tosquiada das ovelhas, algo sem valor nos dias de hoje, tecnologia e eletrónica para criar uma peça inovadora, criativa e divertida.

 

Sobre Estela Ribeiro de Melo, vencedora da 3ª edição das Residências Artísticas STEAM

No ano de 2001, Estela Ribeiro de Melo completou seu curso de Artesão Têxtil no Cearte, em Portugal. Desde tenra idade, ela nutriu uma paixão pela lã de ovelha, tornando-a a sua matéria-prima de eleição. A lã que utiliza provém de pequenos rebanhos, assegurando a autenticidade do material. Com um compromisso inabalável com a preservação ambiental, Estela procura adotar práticas sustentáveis em seu trabalho. Opta por tingir os tecidos com pigmentos provenientes de plantas, evitando assim o uso de corantes químicos prejudiciais. Essa abordagem ecológica permite-lhe criar peças únicas sem comprometer o meio ambiente.