Smart Cities – Conceitos e benefícios

As Smart Cities (cidades inteligentes) são o resultado da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC,) por meio de sistemas e ferramentas tecnológicas e a sua aplicação a projetos urbanos. A utilização de sensores, sistemas de monitoramento, redes sem fio, dispositivos autônomos e aplicativos móveis, permite a recolha de dados com uma cadência impensável há anos atrás, e que oferece um suporte imenso para o desenvolvimento de soluções novas para os problemas sociais e visando a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

As Smart Cities englobam inteligência nas esferas humana e coletiva por meio dos pilares da inovação, gestão pública, sustentabilidade, inclusão e conectividade.

Os desenvolvimentos das novas tecnologias proporcionaram um aumento da interatividade no quotidiano dos cidadãos. Soluções inovadoras em diferentes áreas do ambiente urbano têm sido apresentadas, com o objetivo de otimizar as relações entre a comunidade e os serviços, públicos e privados, existentes no território.

As soluções inteligentes otimizam os serviços públicos por meio da gestão analítica das informações sobre onde os recursos estão sendo consumidos. Esses dados possibilitam uma melhor monitorização e gestão por parte do município e permitem que os cidadãos façam uma utilização mais consciente, reduzindo custos operacionais de manutenção e aumentando o tempo de vida da infraestrutura existente. Uma Smart City utiliza a tecnologia proporciona uma nova maneira de viver na cidade.

O sucesso para que uma cidade se torne realmente inteligente, reside na importância dos seus habitantes como principais fontes de informação.