Roadmap 2021-2023 das tecnologias emergentes para grandes empresas

 A Consultoria Gartier apresentou um roadmap para 2021-2023 das tecnologias emergentes para grandes empresas, a partir da colaboração de 437 organizações na preparação de planos para avaliação do desempenho, valor antecipado e de risco para 111 infraestruturas e tecnologias de operações (I&O). A partir destas entrevistas foram definidos fatores de risco para cada uma das tecnologias, contemplando desde a avaliação da maturidade do fornecedor, segurança, disponibilidade de talentos a interrupção de processos e serviços existentes.
Assim, o estudo destaca que as tecnologias emergentes que possibilitam uma entrega democratizada estão a tornar-se cada vez mais importantes para os gestores de infraestrutura e operações. 85% dos entrevistados afirmam que possuem modelos que permitem verificar a experiência do cliente antes e depois da adoção da tecnologia.
O estudo aponta ainda que houve um aumento na adoção de novas tecnologias emergentes pelos gerentes de I&O e de TI à medida que as organizações começam a recuperar dos efeitos da pandemia. 58% dos entrevistados destacaram um incremento ou já ter um plano para aumentar o investimento em tecnologias emergentes em 2021. Outro aspeto verificado foi a redução nos prazos de implantação das tecnologias. 
Os investimentos em tecnologias de rede têm crescido continuamente. Nesta frente, 53% dos entrevistados afirmaram ter aumentado em 2021 (ou planeiam aumentar) os investimentos em tecnologias de rede disruptivas para garantir acesso contínuo e ininterrupto às redes corporativas e entrega eficaz de serviços de rede dentro das organizações. Foi também registrado um aumento no ritmo de adoção e criação de plataformas distribuídas, apoiadas por tecnologias de nuvem, para viabilizar a implementação de um modelo de "operações em qualquer lugar" para os colaboradores.
As organizações estão também a investir em tecnologias que permitem o tratamento de dados e em recursos analíticos para dimensionar as ambições digitais em toda a empresa. Dentre as tecnologias está o uso de serviços em nuvem de inteligência artificial (AI), plataformas de operações de TI de AI (AIOps) e plataformas de ciência de dados e aprendizagem de máquina, enquanto automação inteligente para serviços de infraestrutura, plataformas de blockchain e plataformas IoT.  
Entretanto, houve uma desaceleração de tecnologias emergentes de armazenamento e banco de dados, à medida que as organizações buscam manter e otimizar a infraestrutura de data center existente. 
A escassez de talentos foi mais um desafio destacado e que influencia na adoção bem-sucedida de tecnologias emergentes. Este aspeto foi referido por 64% dos entrevistados no ano de 2021. 

job-g7a212e2c3_1920.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: Pixabay.
Gartiner. (2021). “2021-2023, Emerging Technology Roadmap for Large Enterprises”