Os algoritmos de aprendizagem aplicados ao marketing digital

Os mecanismos de recomendação on-line usados por empresas como a Amazon e a Netflix estão entre os exemplos mais comuns da aplicabilidade dos algoritmos de aprendizagem. Usando os dados recolhidos a partir de milhões de compradores e utilizadores, os sistemas de aprendizagem são capazes de prever os itens que você pode gostar, de acordo com as suas compras anteriores ou hábitos de visualização.

Além disso, os algoritmos de aprendizagem podem agir diretamente juntos dos mecanismos de pesquisa. Google, Microsoft Bing e outros motores de busca usam os algoritmos de aprendizagem para melhorar suas capacidades minuto a minuto, podendoanalisar quais são os links que um determinado utilizador acede após a pesquisa,de forma a melhorar o resultado dessas consultas.  

Segundo Pedro Domingos no livro “A revolução do algoritmo mestre”, os anúncios na web são apenas uma manifestação de um fenómeno muito maior. Em todos os mercados, os produtores e os consumidores têm que estabelecer uma ligação antes que uma transação possa acontecer. Nos tempos pré-internet, os principais obstáculos eram físicos. Apenas podíamos comprar livros na nossa livraria local, e esta tinha um espaço limitado nas prateleiras. Mas quando podemos descarregar qualquer livro para o nosso e-reader quando queremos, o problema passa a ser o esmagador número de escolhas. Como consultar as prateleiras de uma livraria que tem milhões de títulos à disposição? O mesmo se aplica a outros itens de comunicação: vídeos, música, notícias, tweets, bloguers e até mesmo simples páginas web. Também se aplica a todos os produtos e serviços que podem ser disponibilizados à distância: sapatos, flores, aparelhos, quartos de hotel, aulas, etc.

Como é que encontramos uns e comparamos aos outros? Este é um dos problemas que define a era da informação. A aprendizagem automática pode ser uma grande parte da solução a este problema. Os algoritmos de aprendizagem podem garantir cliques, que são potenciais oportunidades de negócios e assim de crescimento e visibilidade para uma empresa.