O desafio da implementação da digitalização nas PMEs

As PMEs – Pequenas e Médias Empresas, são consideradas a força motriz na maioria das economias, responsáveis ​​pelo emprego, inovação e crescimento. A atenção a este segmento de empresas justifica-se por considerar que elas representam uma parcela significativa e importante das economias e que, apesar da sua inegável importância para o contexto socioeconómico, encontram muitas dificuldades para a manutenção de seus negócios consequentemente para sua sobrevivência. 

Sendo a tecnologia um dos principais instrumentos de que dispõem as empresas para alcançar competitividade, identificar elementos que possam contribuir com o processo de implementação e gestão das tecnologias é crucial para o crescimento e sustentabilidade das PMEs.

Dos poucos estudos com foco no impacto da digitalização nas PMEs, Gruber (2019) recentemente identificou quatro razões para explicar porque é que a transformação digital ocorre lentamente nas PME. Primeiro, as pequenas empresas com focos específicos estão menos expostas à necessidade de digitalização rápida. Segundo Gruber, essas empresas geralmente carecem de mão de obra qualificada e uma visão de gestão para entender completamente os impactos da transformação digital. Terceiro, as PMEs geralmente adotam uma abordagem gradual no seu processo de digitalização, em comparação com as grandes empresas. Por último, o investimento em digitalização neste tipo de empresas depende muito do seu desempenho financeiro e, geralmente, essas têm recursos limitados para usar nessa área.

Ao mesmo tempo em que as novas tecnologias permitem aos empreendimentos a oportunidade de crescer e oferecer cada vez mais conveniência e conforto aos seus clientes, a democratização do acesso às tecnologias traz perspetivas antes impensáveis também para a internacionalização das PMEs.

No sector do turismo, por exemplo, as implementações de soluções tecnológicas são determinantes para a competitividade, possibilitando a sua internacionalização. Muitas vezes o custo da implementação da digitalização neste sector é baixíssimo e de fácil acesso, tendo a força de trabalho qualificada um papel chave neste processo. O marketing digital, por exemplo, pode ser usado como ferramenta para a realização de parcerias e vitrine do seu negócio.

A tecnologia é um dos fatores de mudança de maior importância na transformação das empresas. Tais transformações não se restringem apenas ao modo de se comunicar e produzir, mas também induzem novos processos e instrumentos que atingem por completo a estrutura e o comportamento das organizações, repercutindo diretamente em sua gestão e sustentabilidade.