Início das Formações Piloto

Os Programas de Formação piloto, cujo desenho resultou do diagnóstico de prioridades de qualificação no território de Aveiro pelo Observatório do Emprego, arrancaram em setembro.

Estes programas têm como objetivo contribuir para criar uma nova geração de talentos em Aveiro, de forma a aumentar a competitividade e a sustentabilidade do tecido empresarial, procurando a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos através da qualificação e retenção de talento.

No passado dia 10 de setembro iniciou-se a primeira formação, implementada pela UANVE e dedicada temática do “Marketing Digital”. Este programa reúne uma equipa de formadores pluridisciplinar, integrando professores e especialistas esternos e também de diferentes Departamentos e Escolas da Universidade de Aveiro. 
No dia 11 iniciou-se o programa “Conceção, modelação e gestão de Processos”, que oferece também visões pluridisciplinares e a oportunidade de desenvolver competências para a melhoria de processos, procurando a otimização de recursos e a redução de desperdícios. O curso tem como objetivo a sensibilização dos formandos nesta matéria, de forma a capacitá-los para o incremento de valor nos processos onde operam. 
No dia 14 de setembro tiveram início os dois outros programas: “Do chão de fábrica às aplicações de machine learning na indústria 4.0” e “Aprendizagem automática e análise de dados em larga escala”. Estes programas respondem a desafios muito concretos da transformação digital associados à virtualização e a necessidade de cada vez mais fazer sentido de grandes volumes de dados.

No total foram recebidas 138 candidaturas aos Programas de Formação. A seleção dos formandos, 20 por programa, foi baseada em diversos critérios incluindo o território de residência e de atividade profissional, o nível de qualificação formal de base entre outros.

Ao longo dos próximos meses os programas decorrerão em modo híbrido, combinando formação em sala e em modo on-line. Serão também implementados mecanismos de acompanhamento e avaliação do impacto destes Programas, tendo como objetivo, melhorá-los e avaliar o interesse da sua replicabilidade no território.

Para mais informações sobre o Observatório do Emprego de Aveiro, aceda a http://observatoriodoemprego.web.ua.pt/ e siga também as redes sociais atualizadas regularmente @observatoriodoemprego

Para saber mais sobre as formações aceda a: https://www.unave.pt/?formacao=info-uia