O caso de estudo do ambiente projeto Aveiro STEAM City centra-se na avaliação da qualidade do ar da cidade de Aveiro. Diferentes metodologias e resultados fazem parte do projeto, a saber:
- avaliação do microclima urbano, qualidade do ar e ruído com base em modelagem e monitoramento;
- um mapa ambiental da cidade a ser fornecido aos cidadãos, tomadores de decisão e investigadores;
- o impacto e os benefícios do planeamento do tráfego rodoviário, incluindo a exposição dos cidadãos à poluição do ar, efeitos na saúde e custos de medidas de melhoria;
- o contributo para o desenvolvimento de ferramentas inovadoras de divulgação de sistemas de alerta para a qualidade do ar junto dos cidadãos e dos decisores.
A primeira fase do projeto implicou a instalação da rede de monitorização da qualidade do ar, ruído e meteorologia, com recurso à infra-estrutura de comunicação da cidade. A rede de monitorização é composta por 9 estações de qualidade do ar equipadas com microssensores, 9 estações de ruído e 2 estações meteorológicas instaladas em diferentes pontos da cidade (Figura 1). Os dados medidos serão entregues, em tempo real, a uma plataforma gerida pela Câmara Municipal de Aveiro.
Figura 1 – Localização de equipamentos de medição da qualidade do ar na cidade de Aveiro.
Esta rede é capaz de representar as principais características da cidade de Aveiro e responde aos conteúdos da diretiva do Quadro da Qualidade do Ar, que especifica quais os poluentes que devem ser medidos para proteger a saúde humana, nomeadamente partículas em suspensão (PM10 e PM2,5), azoto dióxido (NO2), óxidos de nitrogénio (NOx) e ozono ao nível do solo (O3). Além disso, o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono CO2 também são medidos.
As imagens seguintes mostram alguns detalhes do equipamento instalado.
Atualmente, todas as estações estão instaladas e em breve os dados começarão a ser enviados para a Plataforma urbana. Os utilizadores irão obter facilmente (e de forma amigável) informações úteis sobre as características ambientais de Aveiro.
Numa segunda fase, a qualidade do ar será também caracterizada através de modelos numéricos de qualidade do ar, que permitirão simular cenários de políticas de transporte e compreender o seu impacto na qualidade do ar e na saúde dos cidadãos.
Os dados de monitorização e modelagem servirão de base para um mapa ambiental da cidade a ser desenvolvido levando em consideração as diretrizes da ISO 37120: 2018, em especial o indicador de meio ambiente e mudanças climáticas.
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