Caracterização

Neste âmbito, apresenta-se no mapa seguinte a cobertura territorial do ATCLL, incluindo um conjunto de dispositivos, equipamentos e instalações municipais capazes de dar resposta às necessidades de experimentação de novos projetos tecnológicos:

AveiroTechCity_LivingLab_Mapa_completo.png

Figura 1 – Implantação no território do Aveiro Tech City Living Lab

 

Na constituição do ATCLL estão disponíveis, de forma faseada, as seguintes componentes:

  • Equipamentos
  • Infraestrutura de comunicações
  • Espaço de apresentação e experimentação
  • Plataforma urbana

 

A. Equipamentos

O ATCLL inclui um conjunto de equipamentos instalados no centro urbano, os quais assumem um conjunto de funções de monitorização ou de interação com os utentes. São disso exemplo os seguintes equipamentos:

  • Sensores ambientais
  • Sensores de mobilidade (GPS, Lidars e Radars)
  • Bancos conectados (com monitorização ambiental)
  • Sensores de mobilidade em bicicletas (acelerómetro / luz de travão)
  • Estações de bike-sharing [a instalar até maio 2021]
  • Antenas Wifi

Existem também equipamentos de sensorização móvel instalados em veículos de transporte público ou de recolha de lixo, que, atualmente, registam os seguintes parâmetros:

  • Localização e direção;
  • Velocidade;
  • Temperatura;
  •  Nível de ruído.

 Relativamente aos elementos móveis de sensorização e de comunicação veicular, eles estão representados nas Figuras 2 e 3, respetivamente, excluindo as antenas.

 

Figura 2 - Unidade de sensorização móvel

Figura 2 - Unidade de sensorização móvel.

Figura 3 - Unidade de comunicação veicular

Figura 3 - Unidade de comunicação veicular.

 

B. Infraestrutura de comunicações

1 - Composição

A infraestrutura de comunicações integra uma rede de comunicação com terminais rádio, multiprotocolo, espalhados pela cidade, ligados por fibra ótica a um centro de processamento de dados (localizado no Instituto de Telecomunicações). Esta rede é complementada por equipamentos de sensorização, móveis e fixos, e por equipamentos de comunicação móveis instalados em veículos ou transportados pelos utilizadores do ATCLL. Em suma, a infraestrutura inclui:

Na sua vertente de acesso:

- 16 km de fibra ótica;

- Pontos de acesso Wi-Fi;

- Road Side Units veiculares;

- Gateways LoRa;

- Unidades de computação edge;

- Gateways compatíveis com LoRaWAN;

- Pontos de acesso 4G/5G (baseados em SDR);

- Sondas espectrais

Na sua vertente de equipamento central:

- Datacenter;

- Switches SDN com interfaces óticas;

- Servidores;

- Sistema de monitoria e gestão da rede;

- Plataforma de dados;

- Core 4G/5G;

Na sua vertente de equipamento móvel:

- Unidades de sensorização com comunicação LoRa (compatível com LoRaWAN se necessário);

- Unidades de comunicação WiFi e veicular (WAVE), que poderão evoluir para C-V2X, com a possibilidade de incluir CPEs 5G;

- Terminais 5G.

Os pontos de acesso rádio estão distribuídos pela cidade de Aveiro de acordo com duas estruturas de fixação: em postes verticais ou em fachadas de edifícios. A Figura 4 ilustra, excluindo as antenas, a composição e distribuição dos vários equipamentos na vertente de poste vertical. Na Figura 5 está representada a distribuição do equipamento em caixa para colocação em fachada. Em ambas as soluções foi reservado espaço e alimentação necessária para a colocação de novo equipamento, o que torna a infraestrutura flexível e em constante evolução.

Figura 4 - Ponto de acesso rádio em poste

Figura 4 - Ponto de acesso rádio em poste.

Figura 4 - Ponto de acesso rádio em poste

 

 

Figura 5 - Ponto de acesso rádio em fachada.

Figura 5 - Ponto de acesso rádio em fachada.
Figura 5 - Ponto de acesso rádio em fachada.

 

 

Figura 5 - Ponto de acesso rádio em fachada.

 

 

 

2 - Distribuição geográfica

A infraestrutura de comunicações está instalada na área urbana da cidade de Aveiro, sendo a sua cobertura rádio dependente da tecnologia de comunicação a utilizar. Pela cidade, e conforme ilustrado na Figura 6, estão colocados 43 pontos de acesso rádio, 27 em suportes metálicos verticais, e 16 em fachadas de edifícios. Os componentes de rádio não são idênticos em todos os pontos de acesso rádio, sendo limitada a presença de acessos 4G/5G baseados em SDR a 24 pontos.

MAPA

Figura 6 - Localização dos pontos de acesso rádio da Infraestrutura de comunicações.

 

3 - Cobertura da Infraestrutura de comunicações

A Infraestrutura de comunicações tem uma cobertura rádio que depende, entre outros, da tecnologia de comunicação a ser utilizada. Estudos preliminares, representados nas Figuras 7, 8, 9 e 10, apresentam os diagramas de cobertura da rede, baseados em simulação para as frequências 2.4GHz, 5.9GHz, e SDR a 1GHz e 2GHz, respetivamente. Os últimos dois casos são apenas garantidos em alguns pontos da rede.

Figura 7 - Cobertura da rede a 2.4GHz

Figura 7 - Cobertura da rede a 2.4GHz.

Figura 8 - Cobertura da rede a 5.9GHz

Figura 8 - Cobertura da rede a 5.9GHz.

 

Figura 9 - Cobertura da rede a 1GHz

Figura 9 - Cobertura da rede a 1GHz.

Figura 10 - Cobertura da rede a 2GHz

Figura 10 - Cobertura da rede a 2GHz.

 

4 - Caracterização da Rede 5G

A infraestrutura de comunicações inclui ainda uma rede 5G composta por antenas 5G ligadas a um core 5G gerido pela Altice Labs. Estas infraestruturas estão ligadas à plataforma de recolha e tratamento de dados e analítica também gerida pela Altice Labs.

 

C. Espaço de experimentação

 O Aveiro Tech City Living Lab tem no Edifício Atlas Aveiro um espaço multifuncional destinado à experimentação sobre dados do território, bem como do dinamismo do Município de Aveiro, mostrando uma evolução do desenvolvimento social, económico e industrial, do emprego gerado, e do caráter inovador e exportador das empresas de Aveiro. Para além de acesso e exploração de dados nos vários equipamentos disponíveis, encontra-se disponível um auditório que terá um plano de atividades anual, com o envolvimento direto de diferentes públicos. Mediante prévia análise e validação, este auditório poderá ser utilizado por empresas que queiram apresentar o trabalho desenvolvido no Aveiro Tech City Living Lab. 

D. Caracterização da Plataforma Urbana de Gestão de dados e Analítica

A plataforma urbana permitirá o tratamento e análise dos dados e a partilha de informação de várias fontes, fornecendo serviços analíticos e preditivos para aplicações de IoT e aplicações verticais para a cidade.

A plataforma urbana é composta por uma componente de integração, agregação e processamento de dados provenientes de várias fontes de informação, designadamente:

  • Consumos de energia elétrica
  • Estatísticas e desempenho da rede de comunicações experimental
  • Recolha de lixo
  • Sensores ambientais no território
  • Unidades veiculares
  • Mobilidade
  • Atividade Municipal e desempenho segundo a norma ISO 37120
  • Consumos de gás e água
  • Outras fontes de informação de sensores na cidade

 

A componente de integração de dados também dispõe da capacidade de gestão de API’s, permitindo a criação de API’s para difusão de datasets de informação específicos consoante a necessidade de cada projeto ou atividade experimental.

A plataforma urbana inclui também uma componente de visualização e exploração de dados, designada de centro de governação da cidade. Esta componente disponibiliza o acesso às diversas fontes de informação, em formato tabelar, gráfico e geográfico, permitindo uma análise e correlação de dados. O acesso a esta interface de acesso aos dados poderá ser disponibilizado para efeitos de projetos experimentais no território.