PRISMA / ART LIGHT TECH - OPEN CALL

O festival PRISMA / Art Ligh Tech, em Aveiro, convida artistas, designers e profissionais da iluminação, assim como estudantes e instituições, a apresentarem propostas para a sua edição de 2021, que terá lugar a 15 e 16 de outubro.
O PRISMA estreou-se em 2019 e é organizado pelo Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro. Trata-se de um festival que assume a luz como sua matéria-prima, criando um roteiro de obras artísticas no espaço público. Reúne projeções, instalações e espetáculos de som e luz, em diversos lugares, convidando à exploração e (re) descoberta da cidade através de uma nova luz. O festival dá também um importante contributo para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com ações que promovem a cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas. Pretende ainda contribuir para uma boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando à utilização de modos suaves de mobilidade.
 
O tema do PRISMA 2021 é “EQUILÍBRIO”. A pandemia mostrou-nos o quão frágil é o nosso mundo, como é difícil prescindir de gestos e hábitos comuns, o quanto lutamos para encontrar o equilíbrio interno nas nossas vidas. O PRISMA 2021 não será diferente e procura o seu próprio equilíbrio na esperança de criar um impulso simultaneamente apaziguador e estimulante.
 
O PRISMA é um festival inteiramente ao ar livre, com duração de 2 dias, sexta e sábado das 20h00 às 24h00, sendo o clima ventoso desta região um factor a considerar nas propostas apresentadas.
 
Os locais do festival PRISMA geralmente cobrem áreas da cidade como a Beira Mar, a Praça da República, a Praça Marquês de Pombal, o Parque Infante Dom Pedro, o Parque de Santo António e o Canal Central, podendo estender-se à Estação Ferrovária de Aveiro.
Propostas a contemplar na convocatória:
- Obras de luz para exterior, projeções de vídeo ou qualquer outra fonte de luz que ilumine um edifício ou espaço existente;
- Instalações interativas ao ar livre envolvendo o público;
- Esculturas iluminadas para exterior ou obras e dispositivos semelhantes.
 
Não serão consideradas propostas que:
- Consistam em projetos de videomapping de grande escala  - dentro do PRISMA existe uma outra ação, a Escola de Videomapping, para a qual será lançada uma convocatória dirigida a criadores locais;
 - Consistam em performances que envolvam o contacto físico, devido às limitações geradas pela pandemia.
 
Prazo para apresentação de propostas: 14 de maio de 2021
 
Requisitos para inscrição:
Um pdf composto por:
- Máximo de 15 MB
- Máximo de 6 páginas
- Idioma: Inglês
 
Descrição do tema da obra (máx. 1/2 página):
- A descrição da obra deve incluir especificações artísticas sobre o que trata, qual a sua relevância, como funciona e como deve ser percebida pelo público. Deve ser ainda referido se obra já foi exibida em algum outro evento.
 
Descrição técnica da obra (máx. 1,5 páginas):
- Descrição detalhada da sua exibição e especificações técnicas: dimensões, peso, requisitos de eletricidade;
- Descrição do local, caso a obra seja concebida para um lugar específico (com localização no mapa) ou referência para o tipo de ambiente para o qual a obra se destina;
- Qualquer outra questão logística relevante.
 
Reprodução da obra (máx. 2 páginas):
- Imagens, vídeos, animações, desenhos ou outra forma de representação da obra + desenho dimensional (tamanho da obra).
 
Dados sobre o Artista ou Coletivo (máx. 1 página):
- Biografia, referências e currículo.
 
Orçamento (máx. 1 página):
- Indicação clara sobre o regime de IVA;
- Discriminação de todos os custos para os quais se busca apoio financeiro, incluindo os honorários artísticos e a vertente técnica, ainda que como estimativa.
* Candidaturas que não cumpram os requisitos acima descritos não serão consideradas.
* Caso a obra seja concretizada, será elaborado um acordo que garantirá os direitos de ambas as partes.
 
As propostas devem ser enviadas para o e-mail aveiro.prisma@gmail.com até 14 de maio de 2021.