Observatório do Emprego

No âmbito do Projeto Aveiro STEAM City, o Observatório do Emprego (OE) de Aveiro, tem como objetivo conhecer as necessidades de qualificação associadas à transformação digital dos contextos de trabalho e a identificação das Competências necessárias para a Transformação Digital da Economia de Aveiro.

Esta iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de talentos alicerçados nas competências STEAM, contribuindo para uma correspondência entre oferta e procura de novas competências.

O Observatório do Emprego criará a capacidade de monitorizar a evolução das necessidades profissionais, desencadeadas pelas transformações digitais em contexto de trabalho, e que exigem um esforço permanente de atualização de competências dos recursos humanos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de talento alicerçado nas competências necessárias para o futuro.

Terá como missão oferecer uma visão prospetiva das necessidades de qualificação e requalificação da região de Aveiro, disponibilizando de forma sistemática, aos cidadãos, às entidades de ensino e formação, bem como às empresas, informação sobre as necessidades de competências exigidas no mercado de trabalho, aumentando as oportunidades e a competitividade da nossa região.

O primeiro ano do projeto foi maioritariamente de pesquisa e identificação da rede de atores e stakeholders, avaliação de competências para o futuro e identificação de lacunas ao nível da formação dos recursos nas economias digitais. Nesse sentido, foram realizados um conjunto de workshops, com a participação de representantes do setor de turismo e serviços, educação e indústria, a fim de caracterizar e priorizar as necessidades de qualificação, em relação às perspetivas do desenvolvimento regional, e de obter recomendações e orientações específicas para a elaboração de planos de formação piloto a implementar.

O Observatório do Emprego é promovido pela Universidade de Aveiro, em colaboração com a INOVARIA e a Câmara Municipal de Aveiro.

Observatório de Emprego de Aveiro, uma oportunidade para se discutir o presente e o futuro do trabalho.