Aveiro assina Declaração Europeia para a transformação digital

Aveiro assinou, pela mão de José Ribau Esteves, a declaração sobre a conjugação de esforços com vista a impulsionar a transformação digital sustentável nas cidades e nas comunidades da EU. No passado dia, 29 de setembro, o Presidente participou da terceira reunião online com os países signtários da declaração.

Aveiro integra, assim, o movimento “Living-in.eu”, reforçando o seu compromisso para a transformação digital do Município de Aveiro. O objetivo final é aumentar a cooperação entre diferentes áreas e sectores, para impulsionar a inovação, fornecendo conhecimento e soluções digitais que tenham impacto nos cidadãos.

Numa altura em que as nossas cidades e comunidades são confrontadas com um leque cada vez maior de desafios, a declaração “constitui um passo importante no lançamento da «forma europeia» de transformar digitalmente as cidades e as comunidades. Esta abordagem assegurará a liderança tecnológica da UE, respeitando os valores e a diversidade europeus, bem como os direitos digitais dos indivíduos”.

A declaração sublinha a aposta em soluções digitais contribuirá para "colmatar o fosso digital e reduzir as desigualdades, para uma coesão territorial mais forte". Prevê, por isso, "a implantação e a expansão de plataformas abertas, interoperáveis, intersectoriais e transfronteiriças".

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro destaca “o projeto Card4All como parte integrante de uma iniciativa global – Aveiro Tech City – que tem como objetivo suportar a transição do município para uma economia baseada no conhecimento, oferecendo melhores serviços aos cidadãos e visitantes. Ao nível económico queremos atrair e reter talento necessário para que as nossas empresas e economia local se torne, mas competitivas no mercado global. Socialmente, pretendemos fornecer melhores serviços aos nossos cidadãos usando ferramentas digitais, como o Cartão do Cidadão que irá desempenhar um papel muito importante nesse sentido.”

Esta declaração de compromisso foi assinada por 52 cidades europeias, como Helsínquia, Antuérpia, Lille, Dortmund, Atenas, Florença, Bilbau ou Madrid. A EUROCITIES promoveu esta declaração em conjunto com a presidência da Finlândia da União Europeia, a Comissão Europeia e o Comité das Regiões da União Europeia. 

Para mais informações sobre o compromisso em https://www.living-in.eu/