Observatório do Emprego

No âmbito do Projeto Aveiro STEAM City, o Observatório do Emprego (OE) de Aveiro, tem como objetivo conhecer as necessidades de qualificação associadas à transformação digital dos contextos de trabalho e a identificação das Competências necessárias para a Transformação Digital da Economia de Aveiro.

O Observatório do Emprego vai contribuir para o desenvolvimento de talento alicerçado nas competências necessárias para o futuro, nomeadamente para a transformação digital dos contextos de trabalho.

Terá como missão oferecer uma visão prospetiva das necessidades de qualificação e requalificação da região de Aveiro, disponibilizando de forma sistemática, aos cidadãos, às entidades de ensino e formação, bem como às empresas, informação sobre as necessidades de competências exigidas no mercado de trabalho, aumentando as oportunidades e a competitividade da região.

Uma oportunidade para se discutir o presente e o futuro do trabalho.

O Observatório do Emprego é promovido pela Universidade de Aveiro, em colaboração com a INOVARIA e a Câmara Municipal de Aveiro.

 

Nos meses de junho e julho, vão decorrer quatro Awareness Workshops, dedicados às áreas de formação prioritárias, com o objetivo de apresentar os programas piloto (que arrancam em setembro) e sensibilizar a comunidade para as necessidades de qualificação e crescimento profissional. Realizar-se-ão em regime presencial (com um número limitado de participantes), mas serão, também, transmitidos online.

A participação nos Awareness Workshops (presencial* ou online) é gratuita, mas sujeita a inscrição: inscrição

* os lugares presenciais são muito limitados devido as condições pandémicas,  o local será informado por altura da confirmação.

 

Para saber mais sobre as atividades do Observatório de Emprego de Aveiro clique aqui

Subscreva a newsletter do Observatório do Emprego aqui:

Notícias

noticia_1_site.png

As tendências digitais e o crescimento do mercado de e-learning

O mercado da educação online (e-learning) ultrapassou o valor de € 167 mil milhões em 2019, em valores atuais, e projeta-se que atinja os € 290 mil milhões em 2026, impulsionado pela adoção de diversas (…)

LER

noticia1_newsletter.png

Os impactos diferenciados e assimétricos da pandemia no mercado de trabalho

O mercado de trabalho foi significativamente afetado com a pandemia. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima-se que 114 milhões de pessoas no total tenham sido afetadas. Além disso, pondera-se que houve (…)

LER

noticia2_newsletter.png

Tendências tecnológicas antecipadas com o COVID-19

A pandemia do COVID-19 trouxe profundas mudanças na sociedade, na economia, no mercado de trabalho, além de ter antecipado a adoção de algumas tendências tecnológicas chave que somente eram previstas para os (…)

LER