Presença digital no turismo em Aveiro

As redes sociais têm-se afirmado como uma ferramenta de promoção turística de baixo custo, alta visibilidade e de resultados rápidos e positivos. Diversos fatores são apontados como fundamentais para uma promoção turística de sucesso, e é de suma importância para os promotores turísticos a compreensão das principais motivações que orientam os potenciais clientes no momento da escolha por um destino ou produto (Arruda, 2014).  
Arruda (2014) aponta que, dentre os fatores de influência é possível destacar a identidade, a confiança, a fidelidade e o reconhecimento de uma marca turística como os mais importantes a serem considerados no momento em que é feita a decisão na utilização das redes sociais como estratégia de promoção. O objetivo é através destas estratégias conseguir convencer os clientes satisfazendo as suas motivações. 
Segundo o estudo do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal, a região de Aveiro possui 6,98% dos empreendimentos turísticos (hotéis, turismo em espaço rural e campismo) do Centro de Portugal. O mesmo estudo apresenta a região de Aveiro com uma forte presença digital, onde apenas cerca 10% dos empreendimentos turísticos não tem presença online. A preferência dos empreendimentos turísticos da região de Aveiro vai para a criação de página virtual (80,52%) e facebook (75,32%) da empresa. Tem-se verificado igualmente um crescimento no número de páginas do Instagram (44,16%) como imagem online dos empreendimentos.  


Figura 1 – Presença digital dos empreendimentos turísticos na região de Aveiro

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Fonte: Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal