Necessidades de competências em Aveiro: A voz às empresas da Indústria

O intuito das entrevistas realizadas pelo Observatório do Emprego, foi conhecer as estratégias de digitalização das empresas e as suas necessidades de qualificação/requalificação para suportar as estratégias apoiadas na adoção e sustentabilidade das novas tecnologias.

As empresas e entidades representativas do setor da Indústria do território de Aveiro entrevistadas no âmbito da recolha de informação enquadravam-se nas áreas da Base Florestal (Pasta papel, Papel e Tissue), Cerâmica, Componentes elétricos para automóvel, Equipamentos, Sistemas e Soluções de Automação Industrial, Fabricação de aparelhos para uso doméstico e Centro de Engenharia, e Fundição de peças para o sector automóvel.

No que respeita às competências técnicas, os interlocutores entrevistados identificaram duas como as mais importantes as Competências de Big Data e Analítica Avançada e Competências de Produção assistida por Robots (Automação e Robotização). Em segundo lugar de importância encontram-se as Competências de Manutenção (especialmente preditiva), seguidas de um perfil híbrido de competências, nomeadamente competências de hardware e software (sendo designado por um perfil “Poliglota"). Também destacadas como importantes foram as Competências de Inteligência Artificial e Machine Learning (especialmente em contexto i4.0) e as Competências de IoT Industrial. As ocupações relacionadas com a transformação digital podem ser encontradas no ESCO (sigla em inglês para Habilidades/ Competências, Qualificações e Ocupações Europeias), é importante ressaltar que o ESCO define por vezes 2 ou mais ocupações relacionadas a cada competência técnica.

Segundo as empresas entrevistadas, na indústria há uma necessidade acentuada de profissionais da área da manutenção (que engloba as áreas de robotização, instrumentação ou pneumática) e das áreas, mais técnicas e especializadas, da mecânica ou eletrónica.

O levantamento das necessidades de formação do território é importante também para a proposta de criação de cursos para os colaboradores de várias pequenas e médias empresas, que de forma isolada não teriam capacidade de investimento para assegurar estas formações (e muitas vezes acabam por recorrer ao estrangeiro) e igualmente por uma questão de falta de escala

 

Figura 1 – Ranking das competências técnicas mais relevantes para a Indústria em Aveiro

image

Fonte: Adaptado do Relatório da Identificação de Gaps e Prioridades de Qualificação no Contexto da Transformação Digital (2020), Observatório do emprego de Aveiro