Arranque dos programas de formação de competências do futuro desenhadas pelo Observatório do Emprego

A partir do mês de setembro de 2021 arrancam os 4 programas de formação piloto, nas áreas identificadas nas ações de diagnóstico conduzidas pelo Observatório do Emprego como prioritárias e necessárias para qualificação em Aveiro.

As formações são destinadas à recém graduados e profissionais, estando disponíveis um máximo de 20 lugares por curso.

A primeira área temática de formação “Do chão de fábrica às aplicações de Machine Learning na industria 4.0” tem como objetivos aumentar as competências dos formandos para lidar com tecnologias recentes ligadas à arquitetura de sistemas, bases de dados (no)SQL, criação e orquestração de micro-serviços, machine learning, deep learning, pipelines de mensagens via brokers, continuous integration e continuous delivery, com especial foco na resolução de problemas de big data no contexto da Indústria 4.0.

A segunda área temática de formação será “Aprendizagem automática e análise de dados em larga escala (Machine Learning and Big Data Analytics)que visa aumentar as competências dos formandos acerca de tecnologias big data e virtualização de armazenamento, preparar dados para treino de modelos, lidar com tecnologias recentes ligadas a machine learning e deep learning, medição e comparação de desempenho de diversas abordagens com especial foco na resolução de problemas de machine learning no contexto da Indústria 4.0.

Já a terceira área temática de formação será Marketing digital com o objetivo de promover a formação a profissionais de marketing, gestão e afins, em temas relevantes do marketing digital e contribuir para o aumento da competitividade das instituições para que colaboram ou venham a colaborar, dotando-os de conhecimentos e competências de marketing digital adequados ao contexto atual.

A última área temática de formação será Conceção, modelação e gestão de Processos” com os objetivos de introduzir a metodologia de Design Thinking na forma de trabalhar das empresas portuguesas e munir os profissionais de ferramentas criativas de resolução de problemas. Além de buscar a melhoria de processos, procurando a otimização de recursos e a redução de desperdícios. Assim, este curso tem como objetivo a sensibilização dos formandos nesta matéria, de forma a capacitá-los para o incremento de valor nos processos onde operam. Neste curso serão abordados os conceitos relacionados com a Gestão de Processos (operacionais, administrativos e/ou de gestão), assim como algumas metodologias, métodos e ferramentas que potenciem a análise e desenho de processos, com foco na notação padrão BPMN 2.0

A participação nas formações é gratuita, mas, sujeita a inscrição e seriação. As candidaturas para os cursos estão a decorrer em: https://cutt.ly/in0NRxB

Mais informações sobre as formações podem ser obtidas em: https://www.unave.pt/?formacao=info-uia

 

image